Objetivos da departamentalização

Páginas: 17 (4062 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2011
Objetivos da Departamentalização
Imaginemos uma só pessoa criando uma organização. Com o tempo, outra pessoa é contratada, pois o serviço aumentará e apenas uma não conseguirá encontrar tempo para o desempenho do seu trabalho. Mais algum tempo e mais pessoas são contratadas. Enquanto é possível, as ordens são dadas verbalmente, o que não é difícil, já que todos estão próximos uns dos outros.Mais algum tempo e passa a existir certo conflito, porque o chefe superior havia dito a fulano para dizer a outro fulano que tal e tal coisa deveriam ser feitas ainda naquele dia. E nasce a cadeia de comando, a hierarquia com base na divisão do trabalho. March e Simon partem de um pressuposto semelhante: se uma organização é criada é porque houve um objetivo e; para cumprir esse objetivo, algumastarefas têm de ser realizadas. Tais tarefas, dizem os autores, “normalmente compreendem atividades produtivas básicas, atividades auxiliares, atividades de coordenação, atividades de supervisão etc.". A dificuldade está em conciliar essas atividades em funções de caráter individual, colocá-las em unidades burocráticas e, depois, criar outras unidades de responsabilidade superior até as unidades dedireção. Tendo sempre a perspectiva do menor custo possível.
Poderíamos conceituar departamentalização dizendo que é o processo de agrupar atividades em frações organizacionais definidas seguindo um dado critério, visando à melhor adequação da estrutura organizacional e sua dinâmica de ação.
Essa conceituação dá a idéia da responsabilidade que alguém assume ao propor formas e formas de reuniratividades em unidades. A má compartimentação conduzirá a danos, às vezes, irreparáveis.
Os objetivos de departamentalização são os seguintes:
a) Aproveitar a especialização. Isto é, saber "tirar partido" da qualificação das pessoas, aumentando a eficiência de cada uma, em proveito das pessoas e da própria organização.
A especialização, segundo Newman, é uma característica generalizada naorganização dos nossos dias. "O uso de funções especialização em organização é ilustrado pela costumeira divisão de uma empresa de negócios em departamento de vendas, produção, finanças e contabilidade". E essa divisão do trabalho termina por provocar a especialização que a departamentalização realça dando qualidade.
b) Maximizar os recursos disponíveis. A conformação de unidades constitutivas daorganização, ou a sua reestruturação obedece aos vários recursos existentes. A maximização desses recursos ocorre justamente no momento do agrupamento ou reajustamento das atividades da organização.
A melhor forma de departamentalizar será aquela que conseguir alocar com extrema felicidade os recursos financeiros, humanos e materiais. Daí a responsabilidade na escolha do melhor critério deagrupamento de atividades.
c) Controlar. Numa só palavra, outro objetivo. A departamentalização que não for bem conduzia poderá resultar em dificuldades à medida que não haja clara delimitação de responsabilidades. Um exemplo típico elucida o objetivo: o controle de qualidade não poderá ser exercido por quem tenha, também, a responsabilidade de aumentar a produção. Da mesma forma um chefe decontabilidade não poderá ser o chefe da unidade de auditoria.
A distribuição das atividades mediante critérios determinados deve buscar uma fronteira nítida nas competências de cada unidade e, por extensão, dos titulares dessas unidades. Essa fronteira é muito difícil de ser conseguida, pois a organização é um sistema e, como tal, composto de partes que atuam de forma interligada. Nada impede, porém,que o "departamentalizador" procure reduzir ao máximo o conflito entre competências, que termina por gerar conflitos no âmbito interpessoal.
d) Coordenar. "Quanto maior for o grau de coordenação em urna organização, mais serão integrados os esforços individuais durante a execução, evitando ajustes posteriores". As dificuldades de coordenação crescem junto com a organização, quer tenha ela um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO: CONCEITO, FUNÇÕES, OBJETIVOS, ORGANOGRAMA UFT – CAMPI GURUPI.
  • Departamentalização
  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO
  • Departamentalização
  • Departamentalização
  • departamentalizacao
  • Departamentalização
  • Departamentalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!