OBJETIVO E AMBIENTE DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. CAP.1 – O PAPEL DE FINANÇAS E DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO.

624 palavras 3 páginas
PARTE I OBJETIVO E AMBIENTE DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.

CAP.1 – O PAPEL DE FINANÇAS E DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO.

1)Qual o papel do Administrador Financeiro?

R. O administrador financeiro gere ativamente a área financeira de qualquer tipo de organização, seja ela pública ou privada, grande ou pequena, com ou sem fins lucrativos. Faz uma análise e interpretação das nformações para fins de tomada de decisões. O administrador financeiro usa dados como ferramenta básica de tomada de decisões com relação a aspectos financeiros da empresa.

2)O que é finanças?

R. No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema financeiro, tanto nos Estados Unidos quanto no mercado internacional.

No nível micro, as finanças são o estudo do planejamento financeiro, da gestão de ativos e da captação de fundos por empresas e instituições financeiras.

3)Quais as principais áreas e oportunidades em Finanças?

R. A área de serviços financeiros é aquela que se preocupa com o desenvolvimento e a entrega de serviços de assessoramento e produtos financeiros a indivíduos, empresas e órgãos governamentais.

As oportunidades de carreira incluem trabalho em bancos, planejamento financeiro para pessoas físicas, investimentos, imóveis e seguros.

4)Quais são as formas básicas de organização empresarial?

R. Firma individual, sociedade por cotas, sociedade ldta, sociedade anonima e sociedade por ações.

5)Quais as funções do tesoureiro e do controller?

R. As atividades financeiras (tesoureiro) e contábeis (controller) estão intimamente relacionadas e com freqüência se sobrepõem.

Em empresas de pequeno porte, o controller comumente ocupa a função financeira.

6)Que entende por Análise Marginal?

R. A análise marginal, segundo a qual uma decisão financeira deve ser tomada apenas quando os benefícios adicionais superam os custos adicionais.

7)Quais as atividades-chaves do

Relacionados

  • Administração de materiais
    28719 palavras | 115 páginas
  • Conhecimentos bancários
    92478 palavras | 370 páginas