objetivo contabilidade

Páginas: 12 (2769 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2013





Curso Ciências Contábeis



DESENVOLVIMENTO DE RELATÓRIOS ECONÔMICOS

Atividade Prática Supervisionada – ATPS - Econômia






Abner do Prado – RA: 6942009239
Eliana Silvério Mazzoni – RA: 8110710627
Flaminio Mazzoni Neto – RA: 6754358696
Jakelini Kamila do Prado Souza – RA: 6955442294
Lilian Taine da Silva – RA: 6955449738
Maria Elirlania da Silva – RA: 6942009251MATÃO SP
2013
SUMARIO
1 - INTRODUÇÃO 3
2 - O MERCADO DE FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO 3
Fonte: http://www.anvisa.gov.br/divulga/artigos/farmacos.htm 4
3 - DIMENSIONAMENTOS DE CUSTOS 5
4 - FATORES QUE INFLUENCIAM A DINÂMICA ECONÔMICA 7
4.1 - Matão 7
4.2 - Araraquara 9
4.3 - São Carlos 10
4.4 - Ribeirão Preto 11
5 - A INFLUÊNCIA DA ECONOMIA NO MERCADO DE MEDICAMENTOS MANIPULADOS 13
6 -CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15





















1 - INTRODUÇÃO

Este trabalho nós foi aplicado para que pudéssemos ter conhecimentos sobre a economia, de que forma uma empresa calcula seus ganhos sobre cada produto, a forma em que os consumidores escolhem adquirir um determinado produto.
Elaborou-se um custo médio de um produto pesquisado pelo grupo, em que deixou clarocomo são feitos os cálculos para chegar ao valor de quanto é preciso para produzir uma determinada fórmula de medicamento.
Além disso se discutiu o cenário economico atual e no decorrer da crise de 2008, de que forma se comportou o ramo escolhido pelo grupo, como conseguiu passar por todos os momentos ruins e se manter firme no mercado.
Neste trabalho elaboramos também uma pesquisa regionaleconômica das cidades ao redor da escolhida pelo grupo (Matão-SP), como as cidades investem seus recursos, os setores em que mais empregam e a qualidade de vida da população das cidades pesquisadas.
2 - O MERCADO DE FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO

Assim como os remédios industrializados, os brasileiros também tem acesso aos medicamentos manipulados, os médicos passam para os pacientes uma receitareferente a cada tipo de tratamento com as dosagens a serem manipuladas.
O paciente é encaminhado para a farmácia de manipulação de sua preferência, onde o farmacêutico confere sua receita, logo após isso a receita segue para os laboratórios onde serão produzidas.
Hoje em dia o mercado de farmácias de manipulação está bem mais competitiva do que alguns anos atrás. Alguns anos atrás as drogariastentaram boicotar os remédios manipulados, pois alegavam que os manipulados não tinham efeitos desejados. Hoje em dia as farmácias de manipulação atendem todas as especialidades medicas, tem uma legislação que se direciona, e uma divulgação de seus produtos que é independente.
Segundo estudos direcionados a classe consumidora de manipulados, aponta-se que a classe C é que apresenta o índice de maiorconsumo em torno de 42%. Comprova-se também que outros consumidores assíduos dos manipulados são os idosos, por se tratar de preços mais baratos e também por se levar em conta que são mais sensíveis e estão sujeitas a mais tipos de doenças em decorrência de suas idades.
O mercado de trabalho no ramo de manipulações está em pleno crescimento no Brasil.
No gráfico abaixo podê-se perceber ocrescimento das farmácias de manipulação.


Fonte: http://www.anvisa.gov.br/divulga/artigos/farmacos.htm

Devido a uma maior profissionalização na área dos manipulados as ofertas de vagas de trabalho aumentaram em torno de 41%.
Há exemplo das drogarias, as farmácias de manipulação também têm um profissional responsável que é o farmacêutico que é quem orienta a todos os pacientes, sendo supervisionadopela Vigilância Sanitária e pelo Conselho de Farmácia.
Com a estabilidade financeira as pessoas tendem a se preocuparem mais com sua saúde. Hoje segundo a Abifarma todas as classes sociais consomem medicamentos que englobam todos os tipos de doenças principalmente a doenças relacionadas as dores, pressão alta, colesterol, obesidade entre outras como o stress e produtos de beleza que hoje em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Objetivo da Contabilidade
  • Objetivos da Contabilidade
  • Objetivos da contabilidade
  • objetivo da contabilidade
  • objetivos da contabilidade
  • Objetivo da contabilidade
  • Objetivos da contabilidade
  • Objetivo da Contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!