Obesidadena escola

2290 palavras 10 páginas
OBESIDADE INFANTIL NA ESCOLA
Adriana Oliveira do Vale
Andreise Flôr Dias
Prof. Deivis Elton Schlickmann Frainer
Fameblu – Faculdade Metropolitana de Blumenau
Nutrição /Nut 27 – Estatística
10/10/12
RESUMO

A prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças em idade escolar tem sido tema de vários estudos. Nesse trabalho iremos comparar os resultados encontrados em três artigos científicos realizados com crianças escolares nas cidades de Presidente Prudente/SP, Salvador/BA e Recife/PE. A obesidade está associada ao desenvolvimento de diversas doenças crônicas não transmissíveis, seu diagnóstico, controle e tratamento na infância são fundamentais, para evitar a prevalência da doença na fase adulta.

Palavras-chaves: Crianças. Obesidade. Doenças metabólicas.

1 INTRODUÇÃO

A transição nutricional é um processo que está ocorrendo no Brasil e em diversas partes do mundo nas últimas décadas decorrente do desenvolvimento industrial, do aumento do poder aquisitivo da população e também em virtude da globalização. Segundo Batista Filho e Rissin (2003), entre os anos de 1975 – 1996 houve um declínio cumulativo na desnutrição em crianças de 72%, em todo país, em contrapartida a freqüência de obesidade em adultos triplicou no Nordeste e duplicou no Sudeste.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define obesidade como o excesso de gordura corporal acumulado no tecido adiposo com implicações para a saúde. Segundo a OMS no relatório de 16/05/2012, Estatísticas Mundiais de Saúde 2012, a obesidade é a causa de morte de 2,8 milhões de pessoas por ano, sendo 12% da população mundial considerada obesa. Também houve um aumento das doenças metabólicas relacionadas à obesidade como diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares, que hoje representam 2/3 das mortes no mundo. (ABESO,2012)

É consenso que a obesidade infantil também vem aumentando de forma significativa e que ela determina várias complicações na infância e na idade

Relacionados