Obesidade

Páginas: 20 (4808 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
SIGNIFICADO:

A obesidade é uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde do indivíduo...
É uma doença crônica, com enorme prevalência nos países desenvolvidos, atinge homens e mulheres de todas as etnias e de todas as idades, reduz a qualidade de vida e tem elevadas taxas de morbilidade emortalidade.

A obesidade acarreta múltiplas consequências graves para a saúde.



CAUSAS:

O excesso de gordura resulta de sucessivos balanços energéticos positivos, em que a quantidade de energia ingerida é superior à quantidade de energia dispendida. Os factores que determinam este desequilíbrio são complexos e podem ter origem genética, metabólica, ambiental e comportamental.

Uma dietahiperenergética, com excesso de gorduras, de hidratos de carbono e de álcool, aliada a uma vida sedentária, leva à acumulação de excesso de massa gorda.

Existem provas científicas que sugerem haver uma predisposição genética que determina, em certos indivíduos, uma maior acumulação de gordura na zona abdominal, em resposta ao excesso de ingestão de energia e/ou à diminuição da actividade física.Trata-se da desordem nutricional mais comum. Considerando os conceitos de metabolismo, anabolismo e catabolismo, alguns organismos podem ser mais econômicos que outros, ainda existindo relação com o hormônio tireoidiano que regula o nível metabólico do corpo,


OUTRAS CAUSAS DA OBESIDADE:


Algumas doenças podem causar obesidade ou a tendência a ganhar peso. Essas incluem hipotireoidismo,síndrome de Cushing, depressão e certos problemas neurológicos que podem levar a comer demasiadamente. Ainda, medicamentos como esteróides e alguns antidepressivos podem causar ganho de peso. Um médico pode dizer se você está com uma condição médica que está causando ganho de peso ou tornando o emagrecimento mais difícil.



SINTOMAS:

Os sintomas mais comuns da obesidade são:
As roupascomeçam a ficar apertadas e o indivíduo precisa vestir um tamanho maior do que o habitual.
Há aumento da gordura abdominal e do quadril.
Há aumento do IMC (Índice de Massa Corporal) e da circunferência abdominal.

Pacientes obesos apresentam limitações de movimento, tendem a ser contaminados com fungos e outras
infecções de pele em suas dobras de gordura, com diversas complicações, podendoser algumas vezes graves. Além disso, sobrecarregam sua coluna e membros inferiores, apresentando a longo prazo degenerações (artroses) de articulações da coluna, quadril, joelhos e tornozelos, além de doença varicosa superficial e profunda (varizes) com úlceras de repetição e erisipela.
2



A obesidade é fator de risco
para uma série de doenças ou distúrbios que podem ser:
DoençasDistúrbios
Hipertensão arterial Distúrbios lipídicos
Doenças cardiovasculares Hipercolesterolemia
Doenças cérebro-vasculares Diminuição de HDL ("colesterol bom")
DiabetesMellitus tipo II Aumento da insulina
Câncer Intolerância à glicose
Osteoartrite Distúrbios menstruais/Infertilidade
ColedocolitíaseApneia do sono


CARACTERÍSTICAS:

A obesidade apresenta algumas características que são importantes para a repercussão de seus riscos, dependendo do segmento corporal no qual há predominância da deposição gordurosa, sendo
classificada em:
-Obesidade Difusa ou Generalizada
-Obesidade Andróide ou Troncular (ou Centrípeta), na qual o paciente apresenta uma forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • obesidade
  • Obesidade
  • Obesidade
  • Obesidade
  • Obesidade
  • obesidade
  • Obesidade
  • Obesidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!