Obesidade

Páginas: 6 (1391 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
E. E. E. M. CORA CORALINA
3°ANO E
BIANCA CRISTINA DE OLIVEIRA COSTA











OBESIDADE NO BRASIL










Cacoal-RO
2014
BIANCA CRISTINA DE OLIVEIRA COSTA












OBESIDADE NO BRASIL

Trabalho apresentado na disciplina de Educação Física em cumprimento total às exigências para obtenção de notas do II Bimestre, sob orientação da Professora Adriana.Cacoal-RO
2014
SUMÁRIO
Introdução
1. A Obesidade
2. Números da obesidade no Brasil
3. Diagnóstico de Obesidade
3.1 Classificação do IMC
3.2 Cálculo do IMC
4. Tratamentos
4.1 Medicamentos
5. Complicações
5.1 Cuidados
Considerações finais
Referências
Anexos










INTRODUÇÃO
O Brasil está acima do peso. Mas por que as pessoas estãoengordando tanto? De onde vem esse desespero pela comida e a dificuldade para perder peso?
Aprenda tudo sobre a Obesidade, um grande problema que a Saúde Pública vem enfrentando e que está assustando o mundo.





















1. A Obesidade
A obesidade é um dos problemas mais importantes que a Saúde Pública enfrenta hoje no Brasil e em outros países do mundo. A OrganizaçãoMundial de Saúde (OMS) considera que, atualmente, nos países desenvolvidos, ela seja o principal problema de saúde a enfrentar.
Doença crônica de muitos fatores, a obesidade se manifesta quando há um aumento excessivo da reserva natural de gordura no corpo ao ponto de causar problemas de saúde e elevar a taxa de mortalidade.
Há 50 mil anos, nossos antepassados tinham grande dificuldade paraconseguir alimentos. A possibilidade de estocá-los é contemporânea ao advento da agricultura há dez mil anos, um segundo em termos evolucionistas. Essa carência alimentar moldou o cérebro humano de tal maneira, que ele busca obter o máximo de calorias possível para mobilizar energia acumulando-a sob a forma de gordura que, teoricamente, será usada nos períodos de fome provocados pela escassez de comida.Entretanto, no mundo moderno, a realidade é bem diferente. A geladeira pode conservar alimentos variados por dias e semanas. Basta abri-la para saboreá-los. A propaganda nos incita a comer produtos altamente calóricos por preço razoável. Basta uma ligação telefônica para termos comida, de diversos tipos e nacionalidades, entregue, em poucos minutos, na porta das nossas casas.
Nosso cérebrocondicionado em tempos de penúria agora encontra fartura e o mecanismo evolucionista que selecionou pessoas capazes de acumular gordura, decisão inteligente no passado, se volta contra elas. Reverter esse processo é tarefa árdua e muitas vezes inglória. No entanto, é preciso estar alerta. O excesso de peso está associado a uma série de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, hepatite, quecomprometem a qualidade e a duração da vida.
Na prática, a obesidade é avaliada em termos absolutos e também pela distribuição na circunferência da cintura ou pela razão entre as circunferências da cintura e do quadril.






2. Números da obesidade no Brasil
O excesso de peso e a obesidade são encontrados com grande frequência, a partir de 5 anos de idade, em todos os grupos de renda e em todasas regiões brasileiras.
Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa que revela que quase metade da população brasileira está acima do peso. Segundo o estudo, 42,7% da população estavam acima do peso no ano de 2006. Em 2011, esse número passou para 48,5%. O levantamento é da VIGITEL (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), e osdados foram coletados em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.
O estudo também revelou que o sobrepeso é maior entre os homens. 52,6% deles estão acima do peso ideal. Entre as mulheres, esse valor é de 44,7%. A pesquisa também diz que o excesso de peso nos homens começa na juventude: na idade de 18 a 24 anos, 29,4% já estão acima do peso; entre 25 e 34 anos são 55%; e  entre 34 e 65 anos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • obesidade
  • Obesidade
  • Obesidade
  • Obesidade
  • Obesidade
  • obesidade
  • Obesidade
  • Obesidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!