obesidade e obesidade mórbida

Páginas: 12 (2797 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014

OBESIDADE E OBESIDADE MÓRBIDA
Atualmente em função dos péssimos hábitos alimentares, associados a falta de tempo, e do sedentarismo a obesidade vem tomando conta da população. Nos países mais desenvolvidos, ela é o principal problema de saúde a enfrentar.
É conhecida como Obesidade  a doença provocada pelo acúmulo de gordura no corpo causado quando a ingestão alimentar que é maior que ogasto energético, é o sobrepeso multiplicado. A partir do momento em que a pessoa atinge níveis muito elevados de gordura e que a obesidade torna-se capaz de acentuar o risco de doenças relacionadas ao excesso de peso, ela passa a ser chamada de Obesidade mórbida (CARDOSO, s/d).
Acredita- se que atualmente a obesidade é um dos problemas mais importantes que a Saúde Pública enfrenta hoje noBrasil e em outros países do mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que, atualmente. nos países desenvolvidos, ela seja o principal problema de saúde a enfrentar.
A diferença de uma pessoa que tem obesidade mórbida para uma que é gorda pode ser esclarecida pelo cálculo do índice de massa corporal (IMC= kg / h²[ altura²]. Se o resultado for entre 25.1 e 29.9 a pessoa pode serconsiderada gorda. Se o resultado estiver entre 30 e 30,9 a pessoa é considerada obesa, e acima de 40 a pessoa é considerada obeso de risco, já possui obesidade mórbida. Há exceções, homens com grande massa muscular podem alcançar um peso de obeso sem que sejam obesos (SABA, 2008).
Levando- se em conta que quando as pessoas comem muito alimentos gordurosos e calóricos, o seu corpo não consegue darresposta para gastar tudo aquilo que consomem. Ele irá começar a acumular o excesso de comida sob a forma de gorduras e é ai que poderá tornar-se algo bem pior, quando virar rotina enjerir esses alimentos e em quantidades extremamente elevadas, pode levar a pessoa à ter  obesidade mórbida.
  Além de lidar com as complicações de saúde, os obesos mórbidos estão rotineiramente sujeitos a outros problemascomo discriminação, dificuldade para encontrar roupas com tamanho apropriado, dificuldades para realizar atividades básicas (sentar numa cadeira, passar em roletas de ônibus, fazer a própria higiene pessoal, entre outros...). Essas
pessoas têm sensação de fadiga constante, pouca resistência física, fôlego curto e limitações de movimento.

CAUSAS
A obesidade tem causas multifatoriais eresulta de interação de fatores genéticos, metabólicos, sociais, comportamentais e culturais. Na maioria dos casos, associa-se ao consumo exagerado de alimentos muito calóricos, com alto teor de gordura ou açúcar, que armazena-se como tecido adiposo, gerando o balanço energético positivo.
O balanço energético pode ser definido como a diferença entre a quantidade de energia adquirida e gasta narealização das funções vitais e de relacionados à eficiência no aproveitamento de atividades em geral. Pode tornar-se positivo quando a quantidade de energia adquirida e maior do que a gasta, podendo variar entre pessoas. Acredita-se que fatores genéticos podem estar relacionados a eficiência no aproveitamento, armazenamento e mobilização dos nutrientes ingeridos, ao gasto energético, em especial ataxa metabólica basal (TMB), ao controle do apetite e ao comportamento alimentar. A obesidade pode estar associada também a algumas desordens endócrinas, como o hipotireoidismo e problemas no hipotálamo, mas essas causas representam menos de 1% dos casos de excesso de peso. (TAVARES,NUNES,SANTOS.
Acredita-se que o sedentarismo é o principal fator das pessoas engordarem tanto, a ponto de se tornarum obeso mórbido, pois com as correrias dos dias atuais, as pessoas não praticam mais exercícios e os alimentos industrializados vêm sendo consumidos cada vez mais pela população, por ter se tornado a opção mais prática e viável na hora das refeições. Todavia, é ai que vem o perigo, pois as pessoas estão comendo muito mais alimentos calóricos (que em sua maioria são os industriais), e praticando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Obesidade mórbida
  • a obesidade morbida
  • obesidade mórbida
  • Obesidade morbida
  • Obesidade mórbida
  • Obesidade Mórbida
  • obesidade morbida
  • Obesidade morbida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!