obesidade morbida

Páginas: 9 (2079 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2014
OBESIDADE
[Digite o subtítulo do documento]
jefferson[Escolha a data]
[Digite aqui o resumo do documento. Em geral o resumo é uma breve descrição do conteúdo do documento. Digite aqui o resumo do documento. Em geral o resumo é uma breve descrição do conteúdo do documento.]

O que é Obesidade?
A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo decalorias na alimentação, superior ao valor usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.
TIPOS DE OBESIDADE
Quando o excesso de peso se torna crônico, ele passa a ser considerado obesidade, que por sua vez pode sofrer outras complicações e se agravar, chegandoao estágio da chamada obesidade mórbida. O que muita gente desconhece é que existem vários tipos de obesidade e com diferentes pontos de partida para o desenvolvimento da doença. Quanto maior a demora em se iniciar um tratamento, mais essa grave enfermidade ficará arraigada ao organismo, dificultando o retorno a um corpo saudável. Por isso, o aconselhável é manter a rotina de se verificar,regularmente, qual o peso indicado na balança. Dessa forma, será mais fácil exercer um controle sobre o IMC (índice de massa corporal). Quando este apontar a casa dos 26, significa que o indivíduo está acima do peso e deve ficar atento a fim de não entrar em um estado de obesidade. Confira a seguir, quais são as diversas manifestações desse mal.
Obesidade tipo 1A obesidade passa a ser consideradadoença quando acontece um acúmulo excessivo de gordura no corpo. O primeiro estágio da doença é conhecido como Obesidade Grau 1, estabelecido quando o IMC atinge entre 30 e 34,9, Isso significa que a pessoa atingiu um grau alto de gordura corporal e está sujeita a diversos comprometimentos em sua saúde como: falta de ar, cansaço, fraqueza, palpitações e distúrbios alimentares.
obesidade Grau 2Diferente da obesidade grau I em que nos deparamos com o aumento de massa adiposa corporal sem concentração isolada, a obesidade Grau II que apresenta um IMC (índice de massa corporal) de 35 a 39,9, é caracterizada pelo acúmulo de gordura subcutânea no tronco e região abdominal. Conhecida também como obesidade tipo androide ou “maça”, devido ao aspecto corporal que o corpo desenvolve. Nessa faseconsidera-se o grau de riscos a saúde como grave e a pessoa começa a sofrer implicações como: falta de ar, refluxo esofágico, sonolência, trombose pulmonar, cancro de cólon, uterino e mamário, entre outras implicações. Nessa fase ocorrem também alterações significativas no corpo, o que geralmente afeta os portadores da doença psicologicamente, agravados com possíveis casos de discriminação social, quepodem elevar os níveis de stress e contribuir para depressão, além de aumentar o risco de doenças associadas.
A obesidade grau III
obesidade mórbida é uma condição clínica frequente e que vem apresentado crescimento progressivo, estando associada a elevadas taxas de morbi-mortalidade. Trata-se de uma doença de origem multifatorial, frequentemente associada a comorbidezes, necessitando uma abordagemterapêutica que propicie redução de peso, melhora das doenças associadas e consequente melhora da qualidade de vida. O tratamento convencional deve ser sempre a primeira escolha, principalmente nos casos de inicio recente e sem antecedentes de tratamentos adequados prévios. A taxa de insucesso, contudo, é extremamente elevada, ocorrendo falha em mais de 90% dos casos. O tratamento cirúrgicoatualmente é a alternativa com melhores resultados, porém com riscos de complicações a curto, médio e longo prazo, caso não seja realizado um rigoroso acompanhamento clinico, nutricional e psicológico em equipe multidisciplinar experiente. Esta revisão tem por objetivo discorrer sobre as morbidades associadas à obesidade grave, as opções de tratamento convencional e cirúrgico bem como riscos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a obesidade morbida
  • obesidade mórbida
  • Obesidade Mórbida
  • Obesidade morbida
  • Obesidade mórbida
  • Obesidade morbida
  • obesidade e obesidade mórbida
  • Projeto obesidade mórbida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!