Obesidade Infantil

Páginas: 7 (1677 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2014
1 INTRODUÇÃO

1.1 TEMA

Saúde.

1.1.1 Delimitação do tema

Obesidade Infantil.

1.2 PROBLEMA

Quais as consequências psicológicas e os riscos que a obesidade gera para as crianças?

1.3 HIPÓTESE

As crianças enfrentam dificuldades diárias, com preconceitos externos, sentindo-se discriminadas e acabam se isolando socialmente.

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 Objetivo Geral

Analisaras principais causas da obesidade infantil e reconhecer quais doenças podem ser adquiridas em conta disso.

1.4.2 Objetivos Específicos

Compreender o que é obesidade infantil;
Listar as causas que levam a criança a ser obesa;
Conhecer os tratamentos realizados para a obesidade infantil;
Apontar dicas para a alimentação saudável da criança;







1.5 JUSTIFICATIVA
Esse trabalho éoportunizado pelo novo ensino médio politécnico através da disciplina de Seminário Integrado e a realização do mesmo promove a ampliação dos conhecimentos relacionados ao tema.
Sabe-se que existe uma relação direta entre qualidade de vida e saúde. Tendo em vista a relevância do tema, procura-se investigar aspectos relacionados à obesidade infantil, a fim de adquirir conhecimentos maisaprofundados em relação ao assunto em questão.
Através da realização dessa pesquisa será possível analisar as principais causas da obesidade infantil e reconhecer quais doenças podem ser adquiridas, auxiliando na promoção da saúde.























2 METODOLOGIA
Quanto à natureza classifica-se como uma pesquisa básica, pois a mesma procura produzir novos conhecimentos, úteispara o avanço da ciência sem aplicação prática prevista.
Quanto à abordagem do problema é uma pesquisa qualitativa, pois a atribuição de significados é básica, ou seja, não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas.
Quanto á realização dos objetivos é uma pesquisa exploratória, pois assume as formas de pesquisas bibliográficas e estudos de caso.
Quanto aos procedimentos técnicos ébibliográfica, pois utiliza material já publicado, constituído basicamente de livros, artigos de periódicos e, atualmente, com informações disponibilizadas.






















3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1 O QUE É OBESIDADE INFANTIL?

A obesidade infantil é uma condição em que o excesso de gordura corporal afeta negativamente a saúde ou bem-estar de uma criança. Comométodos para determinar a gordura corporal diretamente são difíceis, o diagnóstico da obesidade é muitas vezes baseada no índice de massa corporal (IMC). Devido ao aumento da prevalência da obesidade em crianças e seus muitos efeitos adversos à saúde, a obesidade infantil está sendo reconhecida como um grave problema de saúde pública.
A obesidade infantil é caracterizada pelo excesso de peso entrebebês e crianças de até 12 anos de idade. A criança é identificada como obesa quando seu peso corporal ultrapassa em 15% o peso médio correspondente a sua idade.
A obesidade infantil é, segundo a Organização Mundial de Saúde, um dos problemas de saúde pública mais graves do século XXI, sobretudo nos chamados países em desenvolvimento. Em 2012, havia 42 milhões de crianças com sobrepeso em todo omundo, das quais 35 milhões viviam em países em desenvolvimento.
A obesidade está relacionada a uma série de fatores como hábitos alimentares e atividade física, além de fatores biológicos, comportamentais e psicológicos. Não se trata de um problema meramente estético. Além de frequentemente sofrerem "bullying" por parte dos colegas frequentemente, crianças obesas tendem a desenvolver vários problemasde saúde, como diabetes, doenças cardíacas e a má formação do esqueleto. O sobrepeso e a obesidade são o quinto fator principal de risco de disfunção no mundo. A cada ano, pelo menos 2,8 milhões de pessoas adultas morrem em consequência do sobrepeso ou da obesidade. 44% dos casos de diabetes, 23% dos casos de cardiopatias isquêmicas e de 7% a 41% dos casos de alguns tipos de câncer são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Obesidade infantil
  • Obesidade infantil
  • Obesidade infantil
  • Obesidade Infantil
  • Obesidade Infantil
  • Obesidade Infantil
  • Obesidade Infantil
  • Obesidade infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!