Obesidade infantil no espaço escolar

Páginas: 5 (1072 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2012
Sistema de Ensino Presencial Conectado
Pedagogia

tatiane carla mauro de souza

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Organização do Espaço Educativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental I

Ribeirão das Neves
2012

tatiane carla mauro de souza

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Organização do EspaçoEducativo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I

Trabalho Interdisciplinar apresentado as disciplinas de Organização do Espaço Educativo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Ribeirão das Neves
2012

Organização do Espaço Educativo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I

Obesidade infantil no espaço escolar.

“A criança, no ambienteescolar, necessita de um espaço povoado de objetos que lhe proporcione a imaginação, criação, construção, interação, expressão de emoções, elaboração de conceitos e brincadeiras pedagógicas”.

A obesidade infantil tem crescido muito no Brasil nas últimas duas décadas principalmente nas Escolas.  Essa pode estar relacionada a fatores hereditários, mas também a maus hábitos alimentares esedentarismo. A prática de exercícios físicos aliada à alimentação equilibrada são regras fundamentais para todas as crianças Por enfrentarem várias complicações decorrentes da vida moderna, é essencial que os pais proporcionem aos filhos uma dieta equilibrada e atividades físicas. Bons hábitos alimentares podem ser aprendidos desde cedo, permitindo que a criança conheça desde os seis meses a maior variedadede sabores possível. A criança aprende pelo modelo dos pais, por isso, quando os vêem se exercitando, tal atitude serve de estímulo para que ela aprenda desde cedo a adquirir hábitos saudáveis. Quando os pais são sedentários, os filhos provavelmente o serão, e futuramente podem desenvolver doenças como hipertensão, diabetes e problemas cardíacos. A Obesidade é caracterizada pelo excesso degordura corporal, atribuídas a um desequilíbrio energético de origem multifuncional. A prevalência desse distúrbio na criança está aumentando gradativamente em todo o mundo as crianças obesas sofrem duas vezes, além de serem mais sensíveis e vulneráveis aos apelidos estúpidos e à discriminação nos esportes e na convivência social, ainda são vítimas de uma armadilha biológica. Desde cedo, é essencial tercontato com gêneros variados. A partir do inicio do Ensino Fundamental, publicações com temas e gêneros de textos variados (reportagens, crônicas, contos, tirinhas, quadrinhos) são bem-vindas em sala. O importante é que não precisam estar alfabetizado para usá-las, antes de ler convencionalmente, as crianças podem e devem participar de situações de leitura e escrita. No caso dos alunos de 1° e 2°anos, a diagramação das paginas, com títulos, quadros, fotos, legendas, gráficos, ilustrações e variações na tipografia, leva os pequenos a interagir com a matéria e a perceber qual é o assunto tratado.
As crianças devem fazer antecipadamente pesquisas sobre os temas sugeridos e a importância dos espaços. A importância deste espaço criado para pesquisar deve ser primordial no dia-dia do aluno,ou seja, o aluno deverá interagir com o ambiente no qual ele irá percorrer, ambientar e familiarizar com a proposta para que possa no seu cotidiano dar conta de enfrentar certos desafios e dificuldades a ser encaradas. A idéia de refletir sobre o tema de criar um espaço faz a diferença, e a criança junto com seu mediador (professor) fará a criação do espaço e ambiente para que possa perceber o seupapel enquanto aluno na escola e enquanto cidadão no dia-dia fora do ambiente escolar.
Podemos começar pela língua portuguesa em uma sala onde os alunos já deveram estar alfabetizados, para a construção de um livro com poucas palavras e bem ilustrada para chamar a atenção dos leitores.
1° No primeiro momento deverá ser feito uma pesquisa sobre obesidade infantil e porque hoje este fator esta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • OBESIDADE INFANTIL
  • Obesidade infantil no âmbito escolar
  • A prevalência d obesidade infantil em escolares
  • Obesidade infantil: preconceito no contexto escolar
  • 3 OBESIDADE INFANTIL NO MBITO ESCOLAR
  • prevenção da obesidade infantil em pre
  • Educação infantil: espaços e tempos escolares
  • Obesidade Infantil: A Educação Física Escolar como forma preventiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!