obesidade infalntil

509 palavras 3 páginas
Obesidade infantil
A obesidade infantil é caracterizada pelo excesso de peso entre bebês e crianças de até 12 anos de idade. A criança é identificada como obesa quando seu peso corporal ultrapassa em 15% o peso médio correspondente a sua idade.
A obesidade infantil aumenta o risco de a criança desenvolver problemas de saúde graves, como diabetes, pressão alta, dificuldade respiratória, distúrbios do sono, colesterol alto ou problemas no fígado, por exemplo.
O tratamento da obesidade infantil é demorado e, normalmente, requer a participação da família de forma a incentivar a criança a adotar estilos saudáveis de vida que ajudam a combater a obesidade.
A obesidade infantil no Brasil tem vindo a aumentar, principalmente devido à falta de prática regular de exercício físico pelas crianças em idade escolar.
Fotos de obesidade infantil

Causas da obesidade infantil
As causas da obesidade infantil podem ser:
• Sedentarismo;
• Consumo exagerado de alimentos ricos em gordura e em açúcar;
• Distúrbios hormonais;
• Doenças genéticas;
Além disso, histórico familiar de excesso de peso ou obesidade pode facilitar que a criança aumente de peso facilmente, uma vez que ela adota os hábitos de vida da família.
Como tratar a obesidade infantil
O tratamento para obesidade infantil deve ser feito de forma progressiva e sob orientação do pediatra e de um nutricionista.
Normalmente, o tratamento para obesidade infantil deve incluir mudanças na alimentação da criança e aumento dos níveis de exercício físico, dependendo da sua idade e estado de saúde geral.
Em alguns casos(muito particulares), o médico poderá recomendar o uso de remédios para ajudar a diminuir o apetite ou a cirurgia para redução de peso.
Dicas para a alimentação da criança
Os pais devem ajudar a criança a adotar hábitos de alimentação saudáveis e, para isso, algumas dicas são:
• Evitar comprar alimentos industrializados, que são açucarados ou gordurosos, como bolachas, refeições pré-preparadas;

Relacionados

  • SOBRE MEDIDAS DE SAÚDE COLETIVA
    1581 palavras | 7 páginas