Obesidade, hipertensão e diabetes

Páginas: 5 (1166 palavras) Publicado: 8 de junho de 2011
Obesidade, Hipertensão e Diabetes
Pesquisa divulgada no final de maio mostra que os casos de obesidade, hipertensão arterial e diabetes estão aumentando na população indígena. Os dados são do Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas, coordenado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

O estudo apresenta uma radiografia das condições de vida desta população eindica uma mudança no perfil epidemiológico-nutricional. De acordo com os pesquisadores, entre as causas estão transformações radicais nos estilos de vida, associadas ao contato e à proximidade com os problemas típicos das grandes cidades. 

O Inquérito verificou ainda uma tendência à redução na frequência e intensidade de atividades físicas, como decorrência de alterações importantes nasestratégias de subsistência e nos padrões de assentamento.

O estudo alerta também para as condições ambientais favoráveis à transmissão de parasitas e microrganismos veiculados pela água e alimentos contaminados, que resultam em elevadas taxas de morbimortalidade por gastroenterites. Cerca de 60% das mortes em crianças com menos de um ano têm relação com o problema.

Segundo a Fiocruz, uma em cadatrês crianças indígenas sofre de desnutrição. Na região Norte, as prevalências foram de mais de 40%. Ao se olhar para outros parâmetros nutricionais, como a anemia, os índices ultrapassam os 50%.

 Complicações da Obesidade:
 
* Diabetes tipo 2
* Hipertensão
* Aumento de lipídios no sangue
* Infarto e derrame (AVC)
* Apnéia do sono
* Alguns tumores (câncer de mama, útero,próstata, vesícula).
* Cálculo de visícula
* Esteatose e até cirrose hepática
* Refluxo gastroesofágico
* Problemas psicológicos
* Desenvolvimento de hipertensão
* Diabetes gestacional
* Osteoartrose
 
  Diabete e ObesidadeOs casos de diabetes tipo 2 vêm aumentando nos últimos anos devido, principalmente, à obesidade. Se conseguirmos controlar a obesidade, essa incidência diminuirá.
 
Resistir às guloseimas, às embalagens convidativas de salgadinhos e afins, aos coquetéis fascinantes, aofetiche dos pratos exóticos, aos criativos apelos publicitários, não é nada fácil. A todo instante somos bombardeados e envolvidos pelas tentações gastronômicas, que nos remetem ao pecado da gula e ao excesso de peso. Os avanços científicos nos oferecem condições de ter uma vida mais longa e saudável. Porém, precisamos dar atenção aos sinais emitidos pelo corpo e mudar nossos hábitos de vida.
 
Oendocrinologista Dr. Airton Golbert, classifica a obesidade como uma doença que se caracteriza pelo de peso corporal associado ao aumento de proporção de gordura no organismo em relação ao tecido magro, ou seja, ossos, músculos e vísceras. “Vários fatores podem levar à obesidade. Porém, o mais freqüente é o excesso de ingestão alimentar, acompanhado pela falta de exercício físico”, admite.
 
E comocomplemento o endocrinologista Dr. Marcello Bronstein cita, “é uma pena que a maioria das pessoas ao perceber que está engordando não desperte para a importância da prevenção do problema antes que este se torne mais grave. Consultar um especialista, fazer uma avaliação completa do estado do organismo, trocar a vida sedentária por atividades esportivas, optar pela alimentação balanceada podemevitar o constrangimento causado pelo excesso de adiposidade”.
 
Hoje a obesidade é uma doença crônica, como a hipertensão e o diabetes. Para o endocrinologista Dr. Márcio Mancini a explicação da obesidade é simples: “durante centena de milhares de anos o ser humano sobreviveu à escassez de alimentos e precisava usar muita força muscular para locomoção e tarefas do dia-a-dia. Somente nos últimos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diabetes e Hipertensão
  • Hipertensão e diabetes
  • Hipertensão e diabetes
  • hipertensao e diabetes
  • Hipertensão e diabetes
  • HIPERTENSÃO E O DIABETES
  • hipertensão e diabetes
  • hipertensão e obesidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!