oanalise da bola de doce

333 palavras 2 páginas
1. Introdução A análise granulométrica tem demonstrado uma grande importância para o setor industrial. Seu objetivo principal é separar diferentes tamanhos de partículas e fazer um levantamento da quantidade de cada porção.

Métodos de Análise Granulométrica
A distribuição granulométrica dos sólidos particulados pode ser obtida por diversos meios: peneiramento, elutriação centrífuga, microgranulometria, entre outros.

Peneiramento
O processo de Peneiramento fundamenta-se na separação de uma quantidade de partículas em tamanhos diferentes, onde cada partícula pode passar ou ficar retida no equipamento. As partículas com diâmetro entre 0,46 m e 130 m podem ser submetidas a este processo e os equipamentos utilizados podem ser: peneiras fixas, peneiras vibratórias inclinadas, peneiras vibratórias inclinadas, peneiras vibratórias horizontais, grelhas e trômeis (peneiras rotativas).
O peneiramento pode ser a seco, quando o material se encontra em sua umidade natural, ou a úmido, quando o material recebe água adicional.As partículas do material são separadas em classes, cada classe compreendendo os tamanhos que estejam entre dois limites definidos, podendo ou não tais limites pertencer a uma escala granulométrica convencional.
As duas princiapis combinaçõe de peneiras são: Série de Peneiras padrão e série de peneiras Tyler. Na priemira , são usadas particulas entre 7600 múrons e 38 múrons ( 3 e 0,0015 polegadas respectivamente). Ja na série Tyler baseia-se numa peneira de 200 mesh , com 0,0074 cm , sendo que a abertura da peneira é o dobro da anterior. Já na série

Figura 1: Série de peneiras padrão

Cicloclassificador O cicloclassificador pode ser definido como um conjunto de hidrociclones ligados em série que classifica os minérios por elutriação centrífuga, sendo aplicado do na classificação granulométrica na faixa fina, onde a tubulação de entrada (alimentação) e saída (vortex) apresentam diâmetros decrescentes, o que proporciona maior

Relacionados