o667 1755 1112

782 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO
O formato dessa atividade se dá por meio de um desafio, cuja meta é elaborar um artigo científico, que faça uma comparação do desenvolvimento econômico dos países do Agrupamento Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul (BRICS), evidenciando-o como um bloco de influência na economia mundial.
Este trabalho se justifica pela importância que representa para aqueles que não são economistas desenvolverem sua conceituação, em relação a elaboração de contextos econômicos. Esse processo, em muitos momentos, é caracterizado quando se faz uma comparação entre autores e/ou análise obre a evolução de indicadores ou índices econômicos.
O BRICS é um agrupamento econômico atualmente composto por cinco países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Não se trata de um bloco econômico uma instituição internacional, mas de um mecanismo internacional na forma de agrupamento informal, ou seja, não registrado burocraticamente com estatuto e carta de princípios.
Atualmente, os BRICS são detentores de mais de 21% do PIB mundial, formando o grupo de países que mais crescem no planeta. Além disso, representam 42% da população mundial, 45% da força de trabalho e o maior poder de consumo do mundo. Destacam-se também pela abundância de suas riquezas nacionais e condições favoráveis que atualmente apresentam para explorá-las.
As desigualdades sociais estão sempre presentes no transcorrer da história do mundo, e essas desigualdades proporcionam no percurso da história consequências no seu desenvolvimento. Alguns dos fatos históricos que deixaram cicatrizes foi a 2ª Guerra Mundial, o processo de Industrialização entre outros. Todos esses fatos foram proporcionando uma situação de dependência econômica que foi afetando o desenvolvimento da relação entre os países. O profissional de Serviço social deve está atento ao esse desenvolvimento e crescimento econômico, pois é quando deverá interferir de forma profissional mediando direitos que possam contribuir dentro da

Relacionados