o6297736651

4663 palavras 19 páginas
PEDAGOGIA DE PROJETOS NA PERSPECTIVA SISTÊMICA E
AUTOPOIÉTICA
WEISSBÖCK, Lara Pires – UNICENTRO larinhaweiss@hotmail.com MACIEL, Margareth de Fátima – UNICENTRO margamaciel@bol.com.br Área temática: Teorias, Metodologias e práticas
Agência financiadora: não contou com financiamento
Resumo
Este trabalho apresenta uma discussão sobre a elaboração de projetos de ensino, a partir da pedagogia de projetos, sob o enfoque sistêmico e autopoiético. Relaciona, inicialmente, aspectos que caracterizam a dicotomia existente entre corpo-mente, sentirpensar, viver-conviver no processo de ensino e de aprendizagem, apontando a pedagogia de projetos como elemento integrador de conteúdos, disciplinas e atitudes.
Esses aspectos passam a ser considerados relevantes na pesquisa uma vez que implicam na dicotomia entre teoria e prática em sala de aula. A teoria sistêmica é apresentada como suporte teórico que irá subsidiar a proposta da pedagogia de projetos de modo que essa dicotomia passe a ser minimizada na prática do professor. Tratar da teoria sistêmica significa tratar da relação de interdependência entre as partes e o todo, seja de conteúdos, seja de fatos e acontecimentos cotidianos, seja da disciplina (comportamento dos alunos) ou do planejamento do professor. A autopoiese configura-se como uma teoria auto-organizativa que enfatiza a interação entre os seres vivos, o meio ambiente e os produtos da cultura humana. Isso nos faz compreender que ambas as teorias apontam alternativas para o ensino autônomo e transformador e, neste caso, a pedagogia de projetos apresenta a possibilidade de promover a prática pedagógica numa perspectiva sistêmica. Portanto, este estudo faz-se uma análise da teoria de sistemas, da autopoiese e sua relação com a educação com o objetivo de identificar as possibilidades assim como a aplicabilidade da pedagogia de projetos em ambientes de aprendizagem que favoreçam e estimulem a criatividade, a reflexão e a interação.

Relacionados