Núcleo interfásico e Divisão_RESUMO

1154 palavras 5 páginas
Núcleo interfásico: que não está se dividindo; Carioteca - envoltório nuclear, formada por duas membranas com poros, onde há intercâmbio de substâncias entre o núcleo e o citoplasma; Nucleoplasma, Cariolinfa ou Suco Nuclear - é uma massa incolor constituída principalmente de água e proteínas; Nucléolo - Trata-se de um corpúsculo esponjoso e desprovido de membranas, que se encontra em contato direto com o suco nuclear, rico em RNA ribossômico.
Ácidos nucléicos: unidade constituitiva = nucleotídeos; armazenamento da informação genética; DNA e RNA são reservatórios moleculares de informação. Composição- uma base púrica ou pirimídica, uma pentose, um grupo fosfato. Purinas: adenina, guanina; Pirimidinas: timina, citosina e uracilo
DNA- desoxirribose C5H10O4, A/T/C/G
RNA- ribose C5H10O5, A/U/C/G
Grupo fostato = H3PO4
Estrutura do RNA: composta por uma cadeia polinucleotídica que pode se dobrar devido a formação de pontes de hidrogênio entre bases.
Estrutura do DNA: cadeia polinucleotídica que se unem por ligações entre o radical fosfato e o carbono 3 da pentose; O número, a ordem e a sequencia diferenciam o DNA de cada indivíduo. Modelo de dupla hélice: duas cadeias dispostas em sentidos inversos (antiparalelas) enrolada em um eixo imaginário; as cadeias são unidas por pontes de hidrogênio entre pares de bases azotadas (complementares = A,T e C,G)

Cromatina: representa o material genético, com proteínas e moléculas de DNA. Têm aspecto emaranhado de filamentos longos e finos, denominados cromonemas. Esses apresentam regiões condensadas chamadas de heterocromatinas, e regiões distendidas chamados eucromatinas. Durante a divisão celular, os cromonemas espiralizam-se, tornando-se mais curtos e mais grossos e passam a ser chamados de cromossomos.
Cromossomo: formado por cromátides ligadas pelo centrômero. Quando a célula está prestes a se dividir, as cromátides se duplicam formando cromátides irmãs (que até que ocorra a separação final, ficam ligadas pelo

Relacionados