NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA: TRILHANDO CAMINHOS E ROMPENDO DESAFIOS NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE – RS.

2065 palavras 9 páginas
NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA: TRILHANDO CAMINHOS E ROMPENDO DESAFIOS NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE – RS.
O município do Rio Grande/RS conta com 27 Equipes de Saúde da Família (ESF), cobrindo 45,8% do município e 03 Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) tipo 1, compostos por psicólogo, fisioterapeuta, educador físico, nutricionista e assistente social. A experiência apoia-se na ferramenta de apoio matricial como estratégia para a co-responsabilização do cuidado e da gestão, com foco nas ações de prevenção e promoção de saúde; processo desafiador para todos os atores (trabalhadores e usuários).
Dados da Experiência
Onde ocorre a experiência?: Rio Grande (RS)
Âmbito da experiência:
•Experiência de âmbito municipal

Eixo temático:
•16) Telessaúde, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Atenção Domiciliar como dispositivos de qualificação da Atenção Básica

Envolve quais pontos / equipes da rede?:
•Ações Coletivas; NASF

Temas:
•Apoio Matricial
•interdisciplinaridade
•Estratégia de Saúde da Família.

Qual foi a experiência desenvolvida? Sobre o que foi?:
A experiência do NASF baseia-se na ferramenta de apoio matricial como estratégia para a co-responsabilização do cuidado e da gestão, com foco na realização de ações de prevenção e promoção de saúde. Neste sentido, o objetivo deste é descrever a experiência da Equipe NASF Rural quanto às ações realizadas juntamente com 09 ESF situadas na zona rural do município, sendo: ESF Santa Rosa (01 equipe), ESF Quinta (02 equipes), ESF Quintinha (01 equipe), ESF Povo Novo (01 equipe), Domingos Petroline (01 equipe), Taim (01 equipe), ESF Ilha dos Marinheiros (1 equipe) e Ilha da Torotama (01 equipe), tendo em vista que esta atuação é um processo novo para as equipes, para os usuários, como também para os próprios profissionais do NASF. A partir das reuniões de apoio matricial, entre as ESF’s e o NASF de “RAM”, momento em que se reúnem 2 técnicos de referência do NASF e todos os

Relacionados