Nzinga Mbandi conquista Matamba anpuhsp

5128 palavras 21 páginas
Nzinga Mbandi conquista Matamba: legitimidades e poder feminino na África Central. Século XVII. Mariana Bracks Fonseca
Doutoranda- USP
O reino de Matamba
O reino de Matamba localizava-se entre o Ndongo e o Congo, a leste do rio Kwango, na margem direita do rio Lucala, corresponde a atual Baixa de Cassange na região de Malanje.
Matamba foi nominalmente tributária ao Congo até meados do século XVI, quando o rei do Congo Afonso I o incluía em suas possessões.1 As tradições orais falam de um rei de Matamba que se rebelou contra o Congo e ampliou seu domínio sobre outras terras e vassalos, a partir de sua capital em Mocaria Camatamba, por volta de 1560.2 Matamba foi gradativamente se libertando das obrigações ao rei do Congo e o poder foi centralizado em torno de um soberano independente. Nos mitos de origem, o rei ferreiro Samba Ngola Mussuri utilizou o conhecimento da metalurgia para vencer os exércitos do Congo e se impor sobre os vizinhos. O povo Samba consta como os pioneiros do domínio das técnicas de fundição do ferro, úteis para forjar armas e instrumentos agrícolas, e Matamba configura-se como berço desta arte3. Ngola assumiu a forma de objetos de ferro e difundiu-se rapidamente entre as linhagens Mbundo como insígnia de poder, que conferia a seu guardião a capacidade de resolver conflitos através do acesso ao mundo espiritual e assim centralizar o poder no grupo familiar. A adoção do símbolo Ngola permitiu maior autonomia das linhagens e a reconfiguração das hierarquias políticas.
Kiluanje Kya Samba é recordado por levar o símbolo Ngola para a região dos Mbundo onde atuou como principio de centralização política e de estruturação das linhagens e passou a representar o título do soberano no reino do Ndongo.4 A palavra Kiluanje significa conquistador e mostra como as instituições Samba penetraram na região dos Mbundo. A origem do princípio político ngola confirma a proximidade entre os reinos do Ndongo e de Matamba, também chamada de Ndongo Oriental5.

Relacionados