nvejaisso

404 palavras 2 páginas
3 MATERIAL E MÉTODOS
3.2 Procedimento Experimental

Experimento

A) Preparação da solução de HCl 0,1 mol L-¹:
Foi necessário transferir cuidadosamente cerda de 4,5 mL de HCl concentrado para um béquer de 500 mL que já possuía 100 mL de água destilada. Misturou-se a solução e completou-se o volume com água destilada.
Transferiu-se a solução para um frasco limpo, seco e rotulado.

B) Padronização da solução de HCl 0,1 mol L-1:
Usou-se como padrão primário a substancia carbonato de sódio PA [Na2CO3] aquecido a 270 – 300ºC durante 1 hora no mínimo. Este tratamento possui a função de eliminar não só toda a umidade como também algum eventual NaHCO3 existente no carbonato.

Procedimento:
01-Pesou-se, com precisão de 0,1 mg, de 0,10 a 0,15 g de Na2CO3 seco e foi transferido quantitativamente para erlenmeyer de 125,0 mL. Adicionou-se cerca de 50 mL de água destilada para dissolver.
02-Adicionou 3 gotas de solução do indicador alaranjado de metila 0,1% e em seguida titulou-se com a solução de HCl previamente colocada numa bureta. Foi necessário Continuar a adição até que a solução passasse da coloração amarela para alaranjada.
03-Ferveu-se a solução durante cerca de 2 minutos para eliminar o CO2, resfriar e, caso a coloração amarela retornar, adicionar mais algumas gotas da solução de HCl até a solução do erlenmeyer ter se tornado alaranjada novamente.

C) Preparação da solução de NaOH 0,1 mol L-¹:
Pesou-se 2,1g de NaOH (pastilhas) num vidro de relógio ou béquer pequeno. Com segurança, evitando que a pesagem seja muito demorada.
Dissolveu-se essa massa em água destilada fervida, completando o volume para 500mL.
Foi necessário Homogeneizar bem a solução e transferir para um frasco de plástico limpo e seco.
Fechou-se e rotulou-se o frasco.

D) Padronização de solução de NaOH 0,100 mol L-¹:
Usou-se como padrão primário a substancia biftalato de potássio PA [KH(C8H4O4)] seco. Pôde também padronizar uma solução básica contra uma solução ácida padrão ou

Relacionados