NUVNES

5207 palavras 21 páginas
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE NUVENS E DE CHUVA1
PARTE 1
1. PROCESSOS DE SATURAÇÃO EM BAIXOS NÍVEIS
1.1 ORVALHO E GEADA
Orvalho e geada são conseqüência, primariamente, do resfriamento radiativo noturno. À noite, um objeto sobre a superfície da Terra emite radiação terrestre (infravermelha) para a atmosfera e eventualmente para o espaço, e, portanto o objeto se resfria. Ao mesmo tempo, a atmosfera emite radiação terrestre de volta para a Terra, onde uma parte é absorvida pelo objeto, que então se aquece. Numa noite com céu limpo (mínimo "efeito estufa") e calma (sem convecção), o objeto emite mais radiação que recebe da atmosfera. Conseqüentemente, a superfície do objeto torna-se mais fria que o ar adjacente e resfria este ar. Com resfriamento suficiente, o ar adjacente torna-se saturado. Se o ar está acima do ponto de congelamento, o vapor d’água pode condensar-se sobre o objeto como orvalho; se a temperatura do ar está abaixo da temperatura de congelamento, o vapor d’água pode depositar-se como geada. Note-se que orvalho e geada não são formas de precipitação, porque eles não "caem" das nuvens, mas se desenvolvem no lugar, sobre superfícies expostas. Um fenômeno similar ocorre quando gotículas de água aparecem no lado externo de um copo com água gelada.
A temperatura até a qual o ar deve ser resfriado, com pressão constante, para atingir a saturação
(em relação à água líquida), é chamado ponto de orvalho. O ponto de orvalho dá uma medida do conteúdo de vapor d’água no ar. Quanto mais alto maior a concentração de vapor d’água no ar.
Quando o resfriamento produz saturação na temperatura de 0 oC ou menores, a temperatura é chamada ponto de geada. O vapor d’água se deposita como geada sobre uma superfície cuja temperatura esteja abaixo do ponto de geada.
Quando não ocorre nem advecção fria nem advecção quente, o ponto de orvalho (ou ponto de geada) pode ser usado para prever a temperatura mínima da manhã seguinte. A base física para esta regra

Relacionados

  • DOV PILOTOS METEOROLOGIA resumo
    6591 palavras | 27 páginas