Nuvem De Oort Cintur o De Kuiper Cometas

1890 palavras 8 páginas
Nuvem de Oort

1

Nuvem de Oort
A Nuvem de Oort é uma nuvem hipotética, de formato esférico composta por trilhões de corpos, localizada nos confins do sistema solar.
A teoria foi sugerida por Jan Oort em 1950 para tentar explicar a origem de cometas com órbitas muito alongadas, com afélios de 10000 UA

Oort observou que os cometas são corpos muito instáveis e que não deveriam ter se formado na sua órbita atual , mas sim deveriam ter permanecido num depósito afastado e caindo com o tempo para dentro do sistema solar, se tornando cometas de longo período.

“É o sótão do sistema solar” – Alan Stern

2

Nuvem de Oort
Com a teoria, Oort conseguiu explicar o paradoxo de porque os cometas não se acabavam, já que eles se extinguem um dia ao passar pelo Sol.

Jan Hendrik Oort

3

Nuvem de Oort
Origem:
A nuvem deve ter se formado da matéria remanescente do disco protoplanetário que deu origem ao sistema solar há 4,6 bilhões de anos. A hipótese aceita é de que os corpos da nuvem foram formados próximos ao Sol, junto com os planetas, mas depois foram expulsas devido à interações gravitacionais dos planetas gigantes, e se afastaram até onde estão hoje.
4

Nuvem de Oort
Estrutura, limites e composição:
Não há consenso sobre as dimensões da nuvem. Alguns propõe que a
Nuvem se estende de 2000 UA até 5000 UA, enquanto existem fontes que situam o seu limite em 100000 UA ou ainda 200000 UA.
→Esse último valor é interessante porque equivale a 1AL, ou cerca de um quarto da distância até Proxima Centauri, nossa vizinha mais próxima
Acredita-se que a nuvem pode abrigar bilhões de cometas de mais de
1,3km de tamanho além de possíveis corpos grandes, quase tão grandes como a Terra.
5

Nuvem de Oort
Se esses corpos supostamente grandes existem, porque então nunca foram observados e descobertos?
O principal motivo é a localização da nuvem. Ela está situada numa área muito afastada do Sol, numa distância que foge à compreensão humana.
Por estar tão longe, recebe quantidades ínfimas de

Relacionados

  • Astronomia
    210604 palavras | 843 páginas
  • livro
    225318 palavras | 902 páginas