nutrição

353 palavras 2 páginas
Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Aluna: Cristiane da Fonseca Carvalho
Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia
Disciplina de Nutrição e Técnica Dietética
Professora: Camila Cardoso

Questões referente ao artigo “Alimentos nutrição, gastronomia e qualidade de vida”

1) A que se refere a ciência dos alimentos?
Se refere ao estudo de fenômenos físicos e químicos que ocorrem durante o preparo ou processamento de alimentos por ação de fatores como calor, frio, luz, oxigênio que geram reações químicas e efeitos mediados por esses fatores.
2) Qual o Conceito de Philipi referente a Alimentação?
Segundo Phillipi o consumo de alimentos deve ser disciplinado, considerando as necessidades dietéticas de adequação qualitativa e quantitativa da dieta. Sendo que o estado de saúde inclui, necessariamente o estado de nutrição.

3) Para produzirmos alimentos usamos açúcares simples quais são esses açucares de que forma usamos e em que classificação se apresentam?
A sacarose, glucose e frutose são açucares utilizados na produção de alimentos, em forma de açúcar, xarope de glucose e açúcar invertido. Comercialmente o açúcar se apresenta a classificação cristal, glace, cande, refinado, moído, demerara, mascavinho e mascavo de acordo com o grau de pureza em sacarose

4) O que é colesterol? Em que alimentos ele se encontra em maior quantidade? Colesterol é um esterol presente em todas as células do corpo especialmente nas do tecido nervoso. Ele se apresentam em grande quantidade em alimentos como: banha, toucinho, bacon, gorduras de carnes, aves com pele, gema de ovo, creme, sorvetes, manteiga, salsicha, salame, linguiça, mariscos, miúdos dentre outros.

5) Qual a importância do lipídio no laticínios?
Nos laticínios a gordura é importante fonte de sabor proveniente de seus compostos químicos.

6) O que são Temperos e condimentos? De alguns exemplos?
Temperos e condimentos servem pra temperar, são substancias usadas para intensificar o sabor

Relacionados