Nutrição - esenvolvimento de um bolo de cenoura com baixo teor de fenilalanina para crianças portadoras da doença fenilcetonúria.

2770 palavras 12 páginas
Título: Desenvolvimento de um bolo de cenoura com baixo teor de fenilalanina para crianças portadoras da doença Fenilcetonúria.

1. INTRODUÇÃO

“Trabalho de Conclusão de Curso é uma etapa de grande importância para o Técnico de Nutrição e Dietética. A escolha do tema é uma das partes mais importantes do TCC, onde aprofundaremos os nossos conhecimentos. O grupo escolheu o tema Fenilcetonúria, pois é uma doença que afeta 1 a cada 12.000 (2002)”. (RODRIGUES, 2008)

1.1. Objetivo Geral:

Desenvolver um produto alimentício que contenha baixo teor de fenilalanina, para suprir as necessidades nutricionais de crianças (8 a 11 anos) portadoras da doença Fenilcetonúria.

1.2 Objetivos Específicos:

• Conhecer e compreender a doença genética de fenilcetonúria;

• Classificar o teor de fenilalanina nos alimentos;

• Estimar a população de fenilcetonúricos do Brasil;

• Desenvolver um produto alimentício, suprindo as necessidades nutricionais do indivíduo.

1.3 Justificativa

“A doença conhecida como fenilcetonúria está relacionada a uma alteração genética rara, que reside no fato do individuo portador não conseguir metabolizar completamente o aminoácido fenilalanina. Quando uma pessoa ingere refeições que contêm proteína, as enzimas quebram estas proteínas em aminoácidos, que são peças que vão formar as proteínas, importantes ao nosso corpo, que ajudam no processo de crescimento. Qualquer comida que contenha fenilalanina, faz acumular aminoácido no organismo, causando problemas no cérebro e em outros órgãos.”(CARDOSO,2008)

“Crianças vitimas da doença são as que mais sofrem, pois há um desejo maior de ingerir alimentos que contem um maior teor de fenilalanina, como por exemplo: bolos, tortas, geléias, bolachas, biscoitos, pães, salgados e etc. Por estes motivos decidimos fazer uma adaptação de uma receita para mostrar as crianças vitima de fenilcetonúria que mesmo com a doença é possível suprimir a deficiência de proteína e garantir uma refeição

Relacionados