Nutricção e envelhecimento

2588 palavras 11 páginas
Nutrição e o Processo
De Envelhecimento

Introdução

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), idoso é todo indivíduo que ultrapasse aos 65 anos.
O Brasil e outros países em desenvolvimento estão passando por uma acelerada transição demográfica. A diminuição das taxas de mortalidade pelo aprimoramento, prevenção e tratamento das doenças está levando a um aumento na expectativa de vida.
O estudo do processo de envelhecimento vem crescendo nos últimos anos e profissionais procuram e buscam cada vez mais informações sobre este processo, visando que o adulto seja um idoso sadio e independente.
Hoje a terceira idade representa um custo assistencial extremamente pesado para os sistemas sociais de saúde na maioria dos países, dada a maior incidência de doenças e incapacidade física e mental dos idosos. No Brasil, esta situação é agravada, principalmente, em conseqüência da má nutrição dos idosos. Um primeiro levantamento realizado em São Paulo registrou que as principais doenças detectadas em pessoas com mais de 65 anos são: hipertensão (36%), artrite ou reumatismo (32%), varizes (28%), doenças cardiovasculares (23%) e diabetes (10%).
As condições de saúde de um idoso dependem do estilo de vida que ele adotou bem antes de passar dos 60 anos. Modificações nos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos podem ter grande influência sobre a qualidade e expectativa de vida, reduzindo ou retardando mudanças e doenças que surgem com o envelhecimento. O estilo de vida saudável pode mudar esta trajetória natural e conseqüentemente, modificar o ritmo do envelhecimento do organismo.
As mudanças fisiológicas naturais do envelhecimento interferem no apetite, consumo e absorção de nutrientes. O envelhecimento é acompanhado por uma variedade de mudanças psicológicas, econômicas e sociais que também podem afetar desfavoravelmente o estado nutricional, principalmente de proteínas e micronutrientes.
Uma nutrição adequada é essencial à promoção, manutenção e

Relacionados

  • Cabelo
    35820 palavras | 144 páginas