nutriconista nasf

4580 palavras 19 páginas
O Papel do Nutricionista na
Atenção Primária à Saúde

O Papel do Nutricionista na Atenção Primária à Saúde

O propósito do documento Brasília, 16 de outubro de 2008

3

E

O Papel do Nutricionista na Atenção Primária à Saúde

ste documento1 tem como propósito apresentar aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) de todas as esferas de governo o posicionamento e a visão do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) sobre o papel da Nutrição como área estratégica da Atenção Primária em Saúde. Esperamos, por outro lado, que sua leitura seja feita também pelos profissionais de saúde, especialmente pelos nutricionistas, assim como pela sociedade em geral, para que possam contribuir para a consecução de seus objetivos. O documento faz uma análise da situação epidemiológica atual e apresenta razões que justificam a incorporação das ações de alimentação e nutrição no âmbito da Atenção Primária em Saúde em geral e, em particular, da Estratégia da Saúde da Família (ESF). Em seu contexto, é elucidada a importância dessa incorporação para a qualificação e a garantia da integralidade da atenção à saúde ofertada à população brasileira. Considera ainda a convergência dessas ações
5

O Papel do Nutricionista na Atenção Primária à Saúde

6

públicas com a Política Nacional de Atenção Básica em Saúde (1), a
Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) (2) e a Política
Nacional Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN)(3) bem como a Política Nacional de Promoção da Saúde (4), vigentes no Brasil.
O CFN reconhece que os esforços empreendidos pelo Ministério da Saúde, nos últimos anos, para a reorientação do modelo de atenção à saúde, em todos os níveis de complexidade, têm resultado não só na expansão e no conseqüente aumento da cobertura populacional dos serviços públicos de saúde, como na melhoria geral das condições de vida e de saúde da população.

1 Este documento de posicionamento do Conselho Federal de Nutricionistas

Relacionados