NUTRICAO ESPORTIVA - ANTIOXIDANTES E RADICAL LIVRE

7831 palavras 32 páginas
1

AVM FACULDADE INTEGRADA

RICARDO ANDRIAN CAPOZZI

Consumo de agentes antioxidantes por indivíduos praticantes de atividade física.

SÃO PAULO
2012

2

RICARDO ANDRIAN CAPOZZI

Consumo de agentes antioxidantes por indivíduos praticantes de atividade física.
.

Monografia apresentada a AVM Faculdade, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Nutrição Esportiva.
Orientador: Professor Dr. Felipe Donatto

São Paulo
2012

3
AGRADECIMENTOS
A Deus, nosso Senhor Jesus e meus pais pela vida, aos professores que contribuíram para toda minha formação, em especial a meu orientador pelo voto de confiança em orientar-me à distância, mesmo sem nos conhecermos.

4
CAPOZZI, Ricardo Andrian. Consumo de agentes antioxidantes por indivíduos praticantes de atividade física. 2012. Número total de páginas 39. Monografia
Especialização em Nutrição Esportiva, AVM Faculdade, São Paulo, 2012.

5
RESUMO

O exercício ou atividade física, com moderação, traz benefícios bio-orgânicos ao ser humano. Contudo, atividades físicas intensas que ultrapassam os limites fisiológicos promovem um aumento na produção de Radicais Livres de Oxigênio, e quando não devidamente neutralizados ou anulados, desencadeiam processos deletérios nas células de órgãos e tecidos, conhecidos como estresse Oxidativo. Tal processo degenerativo pode estimular ou potencializar o surgimento de diversas doenças degenerativas, acelerando o processo de envelhecimento precoce e senilidade. O objetivo deste trabalho é condensar da literatura médico-científico quais os níveis de consumo seguro e sugerido e seus benefícios em indivíduos praticantes de atividades físicas amadoras de alimentos e suplementos fármacos-químicos denominados Antioxidantes, especificamente: Betacaroteno, Vitamina C, Vitamina E e Selênio Mineral.

Palavras-chave: Antioxidantes, Radical Livre, Estresse Oxidativo.

6
ABSTRACT
Exercise or physical activity, in moderation,

Relacionados