Nutri O

Páginas: 6 (1318 palavras) Publicado: 9 de abril de 2015

INTRODUÇÃO

Devemos levar em conta o estado nutricional do paciente com HIV/AIDS devido à desnutrição e aos efeitos colaterais da terapia antirretroviral. Mesmo na era HAART(terapia antirretroviral de alta eficácia), não é pequeno o número de pacientes com perda de peso corporal e alterações importantes de composição corporal. Assim,recomenda-se atuar de imediato em qualquer indivíduoHIV+,assintomático ou na vigência de AIDS, que tenha perda de peso.Logo, deve-se instituir terapia nutricional (TN) e farmacológica,quando indicada. Essa vigilância contribui para sobrevida de pacientes HIV+, ao retardar a imunodepressão de origem nutricional e a ocorrência de infecções oportunistas. Ao manter-se a homeostase corporal e a autoestima, melhora-se também a qualidade devida do paciente comHIV/AIDS.

NUTRIÇÃO E HIV/AIDS
1. HIV e a AIDS
O HIV é um vírus, o Vírus da Imunodeficiência Humana. Causa danos ao sistema imunitário e conduz a uma condição denominada AIDS, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Um sistema imunitário pouco saudável implica que as pessoas que vivem com AIDS tenham um risco muito superior de contrair infecções e condições que normalmente o sistema imunitárioconsegue combater.
Até 1996, um diagnóstico de AIDS conduzia à morte em 3 à 4 anos. Em 1996, a investigação médica levou à introdução de uma combinação de terapias medicamentosas, o que significou uma melhor saúde para as pessoas que viviam com HIV e com Aids. A partir de 1996, a taxa de mortalidade decresceu bastante em todo o mundo.
Continua a verificar-se, contudo, um grupo de pessoas para quemos efeitos secundários da medicação são muito debilitantes, ou para quem as drogas simplesmente não funcionam. Este grupo de pessoas correm o risco de serem postas de parte e descriminadas, mesmo dentro da comunidade de pessoas afetadas com Aids. São também estas pessoas que mais necessitam de cuidados especiais com a alimentação e ter em atenção as necessidades de nutrição de uma doença como aAids.
Os efeitos secundários dos medicamentos para a Aids e os efeitos do HIV no organismo podem causar uma série de sintomas debilitantes, que incluem náuseas, diarreia, mobilidade limitada (causada por neuropatia periférica) e inflamação dos nervos, especialmente nas mãos e nos pés.
1.2 Como o HIV é transmitido?
O HIV é transmitido através de sémen, fluidos vaginais ou sangue transferido de umapessoa infectada com HIV. Ninguém irá ser infectado com a aids através de contato casual, cozinhar ou tocar em alguém infectado com HIV. Desde a epidemia de aids, no inicio dos anos 80, não houve casos de transmissão de HIV casual. Os poucos casos relacionados com trabalho são na sequência de ferimentos com seringas, principalmente nos hospitais. É hoje amplamente reconhecido que a utilização denormas comuns de segurança ao lidar com derramamentos de sangue ou fluidos é uma forma eficaz de impedir a transmissão de aids.
1.3 Aids e a Nutrição
Uma boa nutrição e cuidados com a alimentação são condições essenciais para um sistema imunológico saudável. No entanto, uma pessoas com HIV / Aids pode ter dificuldades em conseguir assegurar uma boa nutrição por um conjunto de razões. Tanto opróprio vírus HIV como os medicamentos utilizados para o combater podem causar uma multiplicidade de problemas que em última instância afetam a saúde nutricional do doente.
Náuseas crônicas, alteração do paladar, perda de apetite, dificuldades em mastigar ou engolir ou a falta de dinheiro para comprar alimentos, são fatores que podem levar a que as necessidades nutricionais não sejam cumpridas. Mesmoquando o doente é capaz de comer e beber, pode haver uma diminuição das quantidades de nutrientes absorvidos devido a diarreias. A diarreia é um dos mais comuns efeitos secundários da medicação para a aids.
Uma infecção de HIV descontrolada pode também aumentar a taxa metabólica, resultando em necessidades de energia muito mais elevadas.
Todos estes problemas de má absorção e do aumento das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nutri
  • nutri
  • Nutri
  • nutri
  • nutri
  • Nutri O
  • Nutri Ao
  • Nutri

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!