Nutriçao

Páginas: 15 (3745 palavras) Publicado: 23 de abril de 2013
[pic]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CURSO DE NUTRIÇÃO
JOICE RODRGUES – RA: 5945266750
LETICIA NAZARKO – RA:
MILENA NASCIMENTO – RA: 6062451721
THAIS SANTANA – RA: 5945238772











HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO E DA NUTRIÇÃO. HISTÓRIA DA NUTRIÇÃO – REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO: criação do Conselho da Profissão. Resolução do Conselho Federal do Nutricionista (CFN)Cristiane Maria Vendramini Momesso
CAMPO GRANDE
09/04/2013

























joice rodrigues
leticia nazarko
milena nascimento
thais santana








HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO E DA NUTRIÇÃO. HISTÓRIA DA NUTRIÇÃO – REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO: criação do Conselho da Profissão. Resolução do Conselho Federal doNutricionista (CFN)

Trabalho desenvolvido durante a disciplina Tópicos em Nutrição, solicitado pela professora Cristiane Maria Vendramini Momesso, na Universidade Anhanguera Uniderp, realizado no 1º semestre.
















Campo Grande –MS
2013
Sumário:
1. Introdução............................................................................................................ 3
2. História da Alimentação e da Nutrição – Regulamentação da profissão ....... 4-5
3. Resolução do Conselho Federal do Nutricionista .............................................. 5-13
4. Conclusão .............................................................................................................. 14
5. Bibliografia........................................................................................................... 15




Introdução
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise sobre a história da profissão da área de nutrição no Brasil, procurando verificar a expansão do número de cursos, uma elevação de nutricionistas profissionais, a identidade do nutricionista brasileiro e as decorrentes mudanças durante os anos.Citando as leis existentes perante a profissão, tendo suas exigências atuais e se baseando e regulamentando-se na Resolução do Conselho Federal do Nutricionista, que rege o Brasil inteiro.



























Etapa 1 - Passo 3
A profissão nutricionista nos anos 70 apontou uma elevação do número de profissionais na área de nutrição e com o tempo ocorreráuma maior redistribuição geográfica de nutricionistas, mudanças no mercado de trabalho e área de atuação profissional.
            Em agosto de 2009, existiam 391 Cursos de Nutrição no Brasil (324 privados e 67 públicos), com 49 185 vagas anuais. Em junho de 2009, existiam 60 554 nutricionistas registrados no País, perfazendo uma relação de um nutricionista para cada 3 162 habitantes. De acordocom a pesquisa do Conselho Federal de Nutricionistas, em 2005, o nutricionista brasileiro apresentava o seguinte perfil: 96,5% do sexo feminino; 79,4% entre 20 e 40 anos; 53,6% solteiros; 79,1% de cor branca; 41,7% atuando em nutrição clínica; 32,2% em alimentação coletiva; 9,4% em ensino (docência); 8,8% em saúde coletiva; 4,1% em nutrição esportiva e 3,7% em indústria de alimentos. 
            Aprofissão de nutricionista se remete ao primeiro curso universitário de dietista em 1902, na Universidade de Toronto no Canadá (Asbran, 1991). Em 1940 iniciaram os cursos técnicos do Serviço Central de Alimentação do Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários (IAPI), que deram origem, em 1943, ao Curso de Nutricionistas de Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS),posteriormente transferido para a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
            Nos anos de 50 e 60 a profissão era considerada exclusivamente feminina além de ser uma carreira jovem e promissora, pelo surgimento da preocupação com os distúrbios alimentares da população.
            Na década de 70 houve um aumento das instituições privadas no ensino superior, por conta de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nutrição
  • nutriçao
  • Nutrição
  • Nutrição
  • Nutrição
  • nutrição
  • nutrição
  • Nutrição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!