Nutriçao e metabolismo

Páginas: 8 (1902 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Metabolismo:
Considera-se metabolismo, as reações químicas que ocorrem dentro do organismo e tem a função de mudar ou produzir moléculas. Ele pode estar presente de duas formas: no estado anabólico ou catabólico.
No estado de anabolismo ocorre a formação dos compostos e no estado de catabolismo ocorre a quebra dos compostos. No caso de dietas para perda de peso considera-se que a pessoa sofreo processo de catabolismo, tornando algumas partículas do organismo degradadas, gerando assim, a diminuição do peso.
Apenas para se manter o organismo vivo é gasto uma certa quantidade de energia, assim quando se respira, dorme e para se manter as funções cardiovasculares o organismo utiliza de sua reserva calórica, esse valor está relacionado ao metabolismo basal de cada um. Já no caso da perdade peso, ocorre à diminuição no valor calórico, com o tempo o organismo passa a exigir menos energia para a execução das funções vitais, tornando o metabolismo mais lento e adaptado a tal situação. Esse é o conhecido efeito Platô, nesse caso é preciso à diminuição do valor calórico e o aumento da atividade física para que assim continue ocorrendo à perda de peso esperada.
Com isso, nota-se que emtodas as situações, seja ela para perda, ganho ou manutenção do peso a necessidade calórica será diferente de uma pessoa para outra. Por isso, deve-se ter o acompanhamento de um profissional especializado.
Nutrição:
Nutrição é um processo biológico em que os organismos (animais e vegetais), utilizando-se de alimentos, assimilam nutrientes para a realização de suas funções vitais.A nutrição pode ser feita por via oral, ou seja, pela maneira natural do processo de alimentação, ou por um modo especial. No modo especial temos a nutrição integral e a nutrição parenteral. A primeira ocorre quando o alimento é colocado diretamente em uma área do tubo digestivo (geralmente o estômago ou o jejuno) através de sondas que podem entrar pela narina ou boca ou por um orifício feito por cirurgiadiretamente no abdômen do paciente, juntamente com outro orifício gastrointestinal usado no processo digestivo. A nutrição parenteral é a que é feita quando o paciente é alimentado com preparados para administração diretamente na veia, não passando pelo tubo digestivo (como o soro nas veias, quando se está impossibilitado de ingerir alimentos via oral).
Sais Minerais”
Diferentemente dos carboidratos,lipídios e proteínas, os sais minerais são substâncias inorgânicas, ou seja, não podem ser produzidos por seres vivos. Sua maior parte está concentrada nos ossos. Entre os mais conhecidos estão o cálcio, o fósforo, o potássio, o enxofre, o sódio, o magnésio, o ferro, o cobre, o zinco, o selênio, o cromo, etc. 
 Estas substâncias inorgânicas possuem funções muito importantes no corpo e a falta delaspode gerar desequilíbrios na saúde. Contudo, há alguns minerais como, por exemplo, o alumínio e o boro, que podem estar presentes no corpo sem nenhuma função.
Principais funções dos sais minerais:
 
Os minerais possuem um papel bastante importante em nosso organismo.
 
- Atuam como componentes importantes na formação e manutenção dos ossos do corpo humano (principalmente os fosfatos decálcio);
 
- Através de sua ação que as reações enzimáticas são reguladas;
 
- Participam da composição de algumas moléculas orgânicas;
 
- Agem na manutenção do equilíbio osmótico; 
 
Como o corpo não é capaz de produzir minerais, eles devem ser ingeridos através de uma alimentação que forneça quantidades adequadas destas substâncias. Caso haja excesso, este será eliminado através das fezes eda urina.
 lista com alguns minerais e onde eles podem ser encontrados.
 
Cálcio (Ca) - pode ser encontrado em leite e derivados, couve, espinafre e brócolis.
 
Fósforo (P) - é encontrado em carnes, ovos, cereais, etc.
 
Potássio (K) – mineral encontrado na banana, melão, batata, ervilha, tomate, frutas cítricas, etc.
 
Enxofre (S) – em carnes, peixes, ovos, feijão, repolho,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nutrição e Metabolismo
  • Vias metabólicas e nutrição
  • USO DO LEITE PARA MONITORAR A NUTRIÇÃO E O METABOLISMO DE VACAS LEITEIRAS
  • metabolismo
  • metabolismo
  • Metabolismo
  • Metabolismo
  • Metabolismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!