Nutriçao dos coelhos

Páginas: 6 (1338 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2012
Nutrição dos Coelhos
Estudos recentes que comprovam a eficácia de dietas simplificadas a base de forragens de alta qualidade protéica na produção de coelhos. Também é possível o uso do alimento em pasta, embora seja, pelo ponto de vista prático e sanitário, mais complicado. Porém, também por razões práticas de administração do alimento e para poder formular dietas balanceadas otimizando arelação custo e oportunidade dos fabricantes industriais, combina-se grãos de oleaginosas, subprodutos de cereais e forragens fenadas se dando preferência a dietas granuladas ou peletizadas.
A ração na forma peletizada é a mais recomendável, pois por ser um animal que não possuir os dentes caninos, são portadores de diastemas, possibilita uma melhor apreensão dos grânulos peletizados, se comparados comos da forma de farelo. Sem considerar que a ração na forma farelada ocasiona coriza no animal e o deixa nervoso, pois estes preferem partículas maiores, revirando o conteúdo do recipiente, acabando por jogá-lo fora dos comedouros.
O beneficiamento também favorece o aspecto sanitário, já que a alta temperatura do processamento destrói os microorganismos nocivos e gelatiniza o amido e a proteína,melhorando a digestibilidade da ração, e conseqüentemente, uma melhor conversão alimentar
Quando proporcionamos aos coelhos dietas peletizadas, os animais jovens e as coelhas reprodutoras são capazes de ajustar seu consumo de alimentos em função da concentração energética da dieta. Esta regulação, para chegar a um consumo constante de energia diária, só é possível quando a concentração de energiadigestível (ED) esteja acima de 2.200 Kcal/ Kg na dieta o ideal é entre 2500 a 3200 Kcal/ Kg.
Segundo estudos a alimentação dos coelhos em criações caseiras, não apresenta os mesmos problemas que o arraçoamento nas criações comerciais. Nas criações caseiras, sua alimentação é feita à base de forragens, restos de horta, etc, neste caso a pouco consumo de água pelo coelho, pois a água é retirada dasforragens; já nas criações comerciais, onde os animais recebem ração peletizada, deve ser adicionada fibra bruta, neste caso, é indispensável à disponibilidade de água de boa qualidade para a criação, pois a ração e fibras brutas têm baixa umidade, inviabilizando o negócio.
Os coelhos são animais de rápido crescimento e desenvolvimento precoce, que se manifestam devido à constituição química, doleite da coelha, que é muito rico em proteínas e sais minerais. Sua desmama requer uma ração de relação nutritiva estreita, que pode ampliar-se à medida que o animal vai se aproximando da idade adulta.
A capacidade de digestão da fibra é, notadamente, inferior aos ruminantes e aos herbívoros com fermentação pós-gástrica, como o equino. Tais diferenças devem-se ao rápido trânsito da ingesta,assim como ao mecanismo que impede a entrada no ceco, de partículas fibrosas maiores. De qualquer modo, a fibra é importante para a manutenção do trânsito digestivo normal, bem como para a formação das fezes duras.
Devem ser ressaltados, portanto, os limites mínimos e máximos da fibra na ração, levando-se em conta que a variação do conteúdo de fibra implica em flutuações nos valores de proteína eenergia. Indica-se um mínimo de 13 % de fibra bruta ou 17,5
% de fibra detergente ácido, ou um máximo de 17,5 % de fibra bruta ou 23 % de fibra detergente ácido, sobre a matéria natural, seriam recomendados. Também é importante observar os requisitos com relação á idade ou processos fisiológicos como a gestação e lactação.
As recomendações são: Para engorda: 14% de fibra bruta e 1% de fibraindigestível Lactação: 12% de fibra bruta e 10 % de fibra indigestível.
Outro estudo indica uma dieta equilibrada com: Fibras: > 18%; Proteínas: 12 -
O coelho requer um aporte vitamínico um tanto pequeno, porém bastante essenciais tanto as lipossolúveis como as hidrossolúveis. Em relação a minerais, são nutrientes com múltiplas funções também nos coelhos, pois fazem parte como componentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nutrição de coelhos
  • Coelhos
  • Coelho
  • Coelho
  • COELHO
  • O COELHO
  • coelhos
  • Coelhos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!