Nutrição

Páginas: 2 (373 palavras) Publicado: 18 de março de 2014
Associação entre estado nutricional e atividade física em escolares da Rede Municipal de Ensino em Corumbá – MS



Sabemos que nos dias de hoje um dos fatores que mais contribuem para dodesenvolvimento do sobrepeso e da obesidade infantil é o sedentarismo, como consequência desse mal habito é o aumento dos níveis de colesterol no sangue em comparação as crianças não obesas. A presençaem idade precoce a obesidade, acaba contribuindo para o aumento da morbidade e mortalidade em adultos.
Um grande fator protetor contra a obesidade e o sobrepeso é a atividade física. Ascrianças mais ativas são as que apresentam o menor percentual de gordura corporal, o que vem a refletir diretamente nas suas atividades diárias, consequentemente menos ativas as crianças comsobrepeso não acompanham com facilidade outras crianças em atividades moderados ou intensas, dificultando também o controle de gordura corporal. Vale ressaltar que essas crianças são menos ativas por que sãoobesas e não simplesmente são obesas por que são menos ativas, dai vem a importância do incentivo da pratica da atividade física desde cedo já que crianças ativas tem uma maior probabilidade depermanecerem ativas quando adultas.
Esse estudo teve como principal objetivo avaliar o estado nutricional e a associação com o padrão de atividade física em escolares de 07 a 10 anos de idade, da RedeMunicipal de Ensino de Corumbá (MS).
Podemos concluir com base nesse estudo que crianças eutróficas são mais ativas e gastam menos tempo em atividades sedentárias do que crianças com sobrepeso,evidenciando que é fundamental a adoção de hábitos saudáveis, desde a infância. Intervenções sociais devem ser feitas em conjunto envolvendo a escola, as famílias e os profissionais da área da saúde ,promovendo orientações nutricionais e conscientizando a população para o combate ao sedentarismo por meio de atividades físicas em crianças e adolescentes, com o principal objetivo não apenas da iniciação e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nutrição
  • nutriçao
  • Nutrição
  • Nutrição
  • Nutrição
  • nutrição
  • nutrição
  • Nutrição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!