Nutrição

Páginas: 4 (936 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Nutrição
Nutrição pode ser definida como o conjunto de processos que vão da ingestão do alimento até sua assimilação pelas células. Envolvem a digestão das moléculas orgânicas que compõem osalimentos e a absorção, pelas células corporais, dos produtos resultantes.
Nossa espécie tem nutrição heterotrófica, pois utilizamos outros organismos como fonte de alimento, e onívora ( do latim omnis,tudo, e voros, comer), pois temos uma alimentação variada, constituída de produtos tanto de origem animal como de origem vegetal.
Os tipos e as quantidades de alimento que ingerimos compõem a dieta queprecisa conter carboidratos, lipídios, proteínas, sais minerais, vitaminas e agua. Essas substancias, chamadas genericamente de nutrientes constituem as fontes de energia e de matéria-prima para ofuncionamento das células.
Nutrientes energéticos e nutrientes plásticos
Glicídios (carboidratos) e lipídios são nutrientes orgânicos cuja principal função é fornecer energia ás células; por isso,eles são chamados de nutrientes energéticos. Alimentos ricos em glicídio são mel (contem glicose), o açúcar de cana (contem sacarose), pães, massas e cereais (contem amido), entre outros. Alimentosricos em lipídios são a manteiga, e o toicinho e as carnes gordas, que contem glicerídeos sódios (gorduras), além das sementes de plantas como o amendoim e a soja, ricas em glicerídeos líquidos (óleos).As proteínas que ingerimos fornecem grande parte dos aminoácidos utilizados pelas células para a produção de nossas próprias proteínas. Por serem os principais constituintes estruturais de nossocorpo, as proteínas costumam ser denominadas nutrientes plásticos. Carnes, ovos, soja e feijão, entre outros, são alimentos ricos em proteínas.
Certos alimentos têm predominância de nutrientesenergéticos, enquanto em outros predominam os tipos de nutrientes plásticos. Outros, ainda, reúnem ambos os tipos de nutrientes em porções mais ou menos equilibradas. O conhecimento dos tipos e das quantidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nutrição
  • nutriçao
  • Nutrição
  • Nutrição
  • Nutrição
  • nutrição
  • nutrição
  • Nutrição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!