Nutrição

Páginas: 5 (1005 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2012
SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL

DEBORA GRACIELLY DA SILVA |
EMANUELA MARIA DE OLIVEIRA |
GISLAYNE  |
MARCOS ANDRE SILVA XAVIER |
MELLISSA EMILYN ALVES PEREIRA |
RENATA DE SENA VIEIRA |
REYVIDLA LIDNA DE LUNA SILVA |
VALESKA RAFAELLY SOARES RIBEIRO |

Apresentação

O presente projeto descreve todas as atividades que serão realizadas durante o projeto interdisciplinar entre asdisciplinas: Nutrição Normal e Dietética, Avaliação do Estado Nutricional, Patologia e Dietoterapia I, Técnica Dietética e Epidemiologia e Bioestatística, o qual será realizado pelos alunos do 4° período do curso de nutrição em 2011.2.
As turmas serão divididas em 10 grupos, no qual cada grupo receberá um caso clínico pré-estabelecido pelos professores das disciplinas. Os casos clínicosabordarão pacientes diferentes patologias dos seguintes grupos etários: crianças, adolescentes, adultos e gestantes. Os grupos deverão abordar os seguintes aspectos relativos a cada caso: avaliação antropométrica e classificação do estado nutricional do paciente, fisiopatologia e epidemiologia da doença, estimativa das necessidades energéticas e de macro e micronutrientes, análise do recordatórioalimentar, adequação do consumo alimentar, conduta dietoterápica e proposta de dieta, e formulação de ficha técnica de uma preparação específica para a patologia encontrada.
Esta atividade proporcionará aos alunos correlacionarem os conhecimentos adquiridos nas disciplinas descritas acima do curso de nutrição.

1. INTRODUÇÃO:

A FAVIP ano como formadora de profissionais na área de saúde através docurso de Nutrição propõe a formação de nutricionistas cientes do seu papel na sociedade, em particular no Agreste Pernambucano.
Tradicionalmente o aluno não é levado a associar todos os conhecimentos adquiridos dentro de uma faculdade em seu cotidiano profissional. A idéia é fazer com que estes futuros profissionais compreendam que todas as disciplinas ministradas durante o curso serãoimportantes na sua vivência. Mesmo que algumas possam se sobressair, dependendo da linha profissional escolhida, nenhuma é mais importante do que a outra, elas se complementam.
Naturalmente, o nutricionista é um profissional de saúde com formação generalista, desta forma, a proposta de integrar as disciplinas possibilitará uma percepção abrangente da realidade, vista sob diferentes focos.
A integraçãodas disciplinas Nutrição Normal e Dietética, Avaliação do Estado Nutricional, Patologia e Dietoterapia I, Técnica Dietética e Epidemiologia e Bioestatística justifica-se, uma vez que a visão combinada dessas disciplinas possibilita um maior entendimento dos efeitos fisiológicos indesejáveis resultantes da ingestão de determinados organismos.

2. OBJETIVOS:

2.1. Objetivos Gerais:
*Demonstrar a interface entre as disciplinas: Nutrição Normal e Dietética, Avaliação do Estado Nutricional, Patologia e Dietoterapia I, Técnica Dietética e Epidemiologia e Bioestatística.
* Contribuir para a formação e a atuação do futuro profissional nutricionista.
* Avaliar a capacidade dos alunos em integrar as disciplinas utilizando os casos clínicos pré-estabelecidos.

2.2. Objetivosespecíficos:

* Avaliar o estado nutricional segundo dados antropométricos de cada grupo;
* Identificar os hábitos alimentares e estilo de vida de cada grupo;
* Estimar necessidades nutricionais de cada grupo etário;
* Descrever a fisiopatologia da doença e sua epidemiologia;
* Propor uma dieta qualitativa e quantitativa (macronutrientes);
* Elaborar uma ficha técnica parauma preparação correspondente à patologia específica de cada grupo.

3. METODOLOGIA E CRITÉRIOS AVALIATIVOS:

Os grupos deverão abordar os seguintes aspectos relativos a cada caso: avaliação antropométrica e classificação do estado nutricional do paciente, fisiopatologia e epidemiologia da doença, estimativa das necessidades energéticas e de macronutrientes, análise do recordatório...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nutrição
  • nutriçao
  • Nutrição
  • Nutrição
  • Nutrição
  • nutrição
  • nutrição
  • Nutrição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!