Nutrição

Páginas: 4 (887 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Por que se recomenda o álcool 70 se o álcool 90 é o que tem proporcionalmente maior concentração de álcool?

A sua pergunta é fantástica! Sou estudante de farmácia e posso lhe afirmar que essa éuma questão de prova de universidade!
Veja bem é exatamente isso que as pessoas se perguntam quanto ao grau de diferença do teor de álcool na sua eficácia?
Pois bem vou lhe explicar: o álcool é umagente bactericida, fungicida e virucida (quer dizer que ele mata bactérias, fungos e vírus). Ele age através da desidratação do microrganismo (ele retira água do interior do microrganismo) mas para queele possua esse efeito ele deve estar numa concentração exata de 70º de álcool. Pois ele estando nessa concentração ele possui uma parte de água, e é exatamente essa água que irá penetrar nomicroorganismo atraves de um processo chamado de osmose (em que a agua atravessa barreiras), e ao penetrar no microorganismo ela carrega consigo o álcool. Uma vez estando o álcool no interior domicroorgansimo ocorre um outro processo chamado de osmose reversa (agora a agua sairá do microorganismo) pela evaporação do álcool.

Então se voce utilizar alcool 90º ou 92,8º como se ve muito por ai, nao teráesse efeito porque haverá uma rapida evaporação do álcool, e não haverá água suficiente para penetrar no microorganismo!
Espero ter sanado a sua dúvida!
Fonte(s):
Sou estudante de Farmácia eBioquimica

Porque devemos usar o álcool 70% e não o 90% ?
Existem algumas substâncias orgânicas como os amidos e outras mais complexas que não são "atacadas" com rapidez pelo álcool 90. Como o álcool 70tem mais água na sua composição, ela dissolve aquelas substâncias e permite a ação desinfetante do álcool com mais eficiência.
Aventuras de um pai nerd 2: porque álcool 70% desinfeta melhor queálcool 90%?

Para cuidar do umbiguinho da minha filha, logo após chegar do parto, a recomendação foi usar o álcool 70% para higienizar todo dia, até cair o coto umbilical que ficou pendurado. É uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nutrição
  • nutriçao
  • Nutrição
  • Nutrição
  • Nutrição
  • nutrição
  • nutrição
  • Nutrição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!