Nutrição

Páginas: 47 (11651 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir, por sua interdisciplinaridade, tem como objetivo principal contribuir para o processo de nossa formação integral como discentes do curso de Nutrição da Universidade Vila Velha (UVV) – e futuros profissionais do segmento -, incluindo uma maior integração entre os próprios alunos, dos alunos com o corpo docente e, essencialmente, a integração curricular.
Ainterdisciplinaridade é um movimento que ganhou força nos meios acadêmicos e também profissionais no século passado, especialmente a partir da década de 70. É um conceito ainda muito discutido, mas que já conta com algumas definições bastante relevantes.
Para Japiassu, por exemplo: “A interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de interação realdas disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa” (1976, p.74).
E mesmo que não exista ainda um conceito geral para o termo, o que já se sabe, com base em análises de diversos autores, é que a percepção dos saberes em conjunto é, hoje, considerada um fator fundamental na busca do conhecimento.
O conceito de interdisciplinaridade fica mais claro quando se considera o fato trivial de quetodo conhecimento mantém um diálogo permanente como os outros conhecimentos, que pode ser de questionamento, de confirmação, de complementação, de negação, de ampliação, [...] (BRASIL,1999, p.88)

O tema geral deste trabalho de integração interdisciplinar é o alimento em sua integralidade, sendo que a melancia é o nosso objeto de estudo. Serão abordados diversos aspectos da fruta, como suaclassificação botânica; composição nutricional e funcional; sistema de produção/abastecimento; formas de consumo; aspectos culturais; efeitos do processamento; biodisponibilidade e fatores antinutricionais; elementos bio-ativos; entre outros. Essa análise geral da melancia é perpassada também pela importância da Dietética na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Sendo assim, terão ênfase asprincipais características que tornam a fruta importante para a nutrição humana.
Neste estudo, de forma geral, a interdisciplinaridade aparece, destacadamente, como um elemento integrador entre as disciplinas do currículo do curso de Nutrição da UVV, o que um permite um olhar ampliado sobre o mesmo objeto (no caso, a melancia), e sob diferentes perspectivas.

1 – MELANCIA: ORIGEM E BOTÂNICA(Foto: Portal São Francisco)

Melancia (Citrullus lanatus ou C. lanatus) é o nome de uma planta da família Cucurbitaceae e do seu fruto. Trata-se de uma erva trepadeira e rastejante, originária das regiões secas da África tropical, tendo um centro de diversificação secundário no Sul da Ásia. É cultivada ou aparece quase espontaneamente em várias regiões do Brasil, geralmente em áreassecas e de solo arenoso. Apesar de ser consumida em todo o mundo e ser uma fruta bastante difundida, a melancia ainda é pouco estudada, tanto no Brasil quanto em outros países, o que explica a dificuldade de se encontrar informações específicas sobre esse alimento.
Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), principal fonte de informações do presente trabalho, amelancia faz parte do gênero Citrullus, que compreende quatro espécies, entre as quais a C. lanatus. Nessa espécie, há duas variedades botânicas: Citrullus lantanus var. lanatus e C. lanatus var. citroides,que é uma forma utilizada em conservas, pickles e alimentação animal. A espécie C. colocynthis é utilizada no melhoramento da melancia.
Citrullus lanatus pertence à tribo Benincaseae, em que seintegram também a lufa (Luffa acutangula, Luffa cylindrica), a abóbora carneira (Legenaria siceraria) e Benincasa híspida, utilizada como porta-enxerto para as culturas Curcubitáceas. A classificação botânica é apresentada no quadro 1.
A melancia cultivada (C. Lanatus var. lanatus) deriva provavelmente da variedade C. lanatus var. citroides existentes na África Central, como apontam estudos da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nutrição
  • nutriçao
  • Nutrição
  • Nutrição
  • Nutrição
  • nutrição
  • nutrição
  • Nutrição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!