Nutrição

Páginas: 5 (1204 palavras) Publicado: 11 de maio de 2011
Como incentivar seu filho a ter uma alimentação mais saudável
A alimentação é essencial para que a criança cresça e se desenvolva bem. OK, disso você já sabia. Mas como fazer uma criança pequena e muito teimosa comer alimentos saudáveis, naturais, e absorver o hábito para o resto da vida? Não é tarefa fácil, mas temos algumas sugestões que podem ajudar.

Lembre-se: você não precisa usar todasessas estratégias. São só idéias, mas cada mãe sabe o que funciona melhor com seu filho, e sabe o tempo que tem disponível para cuidar das refeições e da família.

Deixe a criança participar

Uma ótima maneira de fazer seu filho se interessar é envolvê-lo nas decisões da família sobre a comida. É claro que ele não vai poder ler o cardápio de um restaurante, mas vai adorar ir com você aosupermercado.

Assim que já conseguir fazer isso, peça a ele que segure a lista das compras do supermercado no carrinho. Dê a ele o direito de escolher algumas coisas: cenoura ou chuchu? Abacate ou melão para a sobremesa?

Tente transformar a coisa numa brincadeira: leve-o à feira ou ao supermercado numa "caça ao brócolis", desenhe o brócolis, ensine a ele a cor do brócolis, e faça a maior festa seele comer. Mas não desanime se com tudo isso ele não quiser abrir a boca nem com reza brava. Aproveite você para comer o brócolis -- com sorte ele vai se inspirar e querer imitá-la.

Há várias outras formas de envolver seu filho na alimentação. Veja algumas idéias:

- Diga que ele é o cozinheiro (vale até um chapéu de chef improvisado, ou um avental) e deixe-o colocar queijo ralado nomacarrão, espalhar o molho sobre a massa da pizza, fazer bolinhas com a massa de pão.

- Faça "carinhas" com a comida no prato dele: por exemplo, macarrão como cabelo, dois tomatinhos como olhos, uma almôndega. Em cima da torta, desenhe com a massa a inicial do nome da criança ou use cortadores de biscoito para criar enfeitinhos.

- Ainda com cortadores de biscoito: use-os para cortar sanduíches de pãode forma em formatos divertidos.

- Deixe-o molhar pedaços de fruta no iogurte. Ele vai adorar a meleca, e talvez coma.

- Arranje pratos coloridos, ou um jogo americano divertido, para ele achar mais graça na hora de comer.

Vá até a fonte

Leve seu filho, quando der, para conhecer um pomar, uma horta ou uma fazenda, para ele ver de onde as coisas vêm. Mesmo que você não consiga fazeresse tipo de passeio, mostre as árvores nas ruas, plante um feijão no algodão em casa mesmo, para tentar atrair o interesse da criança. E faça da ida à feira ou ao supermercado um programão para ele.

Cuidado com os sucos artificiais

Sucos de caixinha são gostosos mas podem enganar: em vez de nutrientes naturais, podem conter corantes e adoçantes artificiais. Outras vezes os sucos até sãonaturais, mas contém muito açúcar.

Os sucos naturais, de preferência feitos na hora, com a fruta fresca, são excelentes para a nutrição da criança. Melhor ainda se estiverem misturados com hortaliças (laranja com cenoura, abacaxi com couve). Só que não dá para exagerar no suco: os açúcares naturais das frutas podem "roubar" o apetite do seu filho para outros alimentos, e ainda fazer mal aos dentes,se ele tomar suco o dia todo (pior se for na mamadeira).

Mescle então os sucos com frutas em pedaços. E não se esqueça de oferecer água quando ele estiver com sede. Na lancheira da escola, por exemplo, não é necessário mandar suco todo dia. A criança pode tomar água com o lanche.

Comida saudável com cara de guloseima

Bebidas geladas com frutas são apetitosas no calor. Com algunsingredientes extras, elas ficam ainda mais saudáveis. Para dar substância, você pode colocar suco de fruta, leite, iogurte ou sorvete. Acrescente as frutas que preferir e ponha ingredientes saudáveis e inofensivos como semente de linhaça moída (não altera o sabor e acrescenta fibra e ômega 3).

Use frutas e hortaliças para fazer bolos caseiros. Se a criança adora bolo de cenoura, talvez se convença a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nutrição
  • nutriçao
  • Nutrição
  • Nutrição
  • Nutrição
  • nutrição
  • nutrição
  • Nutrição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!