nutrição e dietetica

Páginas: 2 (432 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
1-Trivium: Cujo significado era “o cruzamento e articulação de três ramos ou caminhos” e o objetivo era o provimento de disciplina à mente, para encontrar expressão na linguagem, principalmente noestudo da matéria e do espírito. Dentro deste grupo estava a Gramática, Lógica e Retórica. 

Quadrivium: “Cruzamento e articulação de quatro ramos ou caminhos”, cujo objetivo destas artes era aprovidência dos meios e dos métodos para o estudo da matéria, que estavam sujeitos ao aprimoramento na área das disciplinas superiores (Medicina, Direito e Teologia). Dentro deste grupo estava a Aritmética(teoria dos números), Geometria (teoria do espaço), Música (aplicação da teoria do número, pode ser entendido como estudo dos princípios musicais, harmonia) e Astronomia (aplicação da teoria doespaço). Sendo assim o espírito humano teria como caráter intrínseco o número.
2-A diferença é que não são mais estudadas como disciplinas para formação acadêmica, mas cada uma continua a se desenvolverdentro de seu campo de atuação.
3- universidades medievais
Na Universidade Medieval, prepondera o objetivo do ensino para a preparação de profissionais, sem se descuidar, todavia, do relativo àformação cultural. Conforme a Profª. Drª.Maria Cristina Carmignani, com o surgimento, no século XIV, do humanismo, caracterizado pelo interesse do conhecimento da antiguidade clássica, deu-se mais ênfase àformação cultural, porque o estudo das humanidades se fundava na concepção, favorável às disciplinas especulativas, do cultivo da arte pela arte, sem o proveito do imediatismo utilitarista; continuou aprevalecer, porém, o objetivo da preparação profissional (informação verbal)

Universidades atuais
O ano de 1759, com a expulsão dos jesuítas do Brasil tornaram-se marco decisivo na História daEducação no Brasil, uma vez que assinala o fim de uma era educacional, dominada pelos padres, e, de outro lado inaugura o início de uma nova educação vivida pela ascensão e pelo domínio das ciências...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • NUTRIÇÃO DIETÉTICA
  • Nutrição e dietética
  • Nutrição e dietética
  • Nutricao e dietetica
  • Nutricao e dietetica
  • nutrição e dietetica
  • Nutrição e dietética
  • Nutrição e dietetica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!