Nutrição e dietética

Páginas: 11 (2526 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013








Disciplina: Nutrição e Dietética





Suzano, 2013Disciplina: Nutrição e Dietética

Professor(a): Lindaci Pereira

Nomes: Jéssika Alves Câmara, Brunna Mota, Nathara Oliveira, Elaine Cristina, Daniele Nascimento, Ana Dias, Marina Isabel, Cleiton José.
Nº: 28, 05, 19, 15, 03, 38, 42, 12

Técnico em Enfermagem
Turma: 28
Período: NoiteSuzano, 2013
Sumário
*Vitamina c
Definição
Principais Funções
Fontes
Vitaminose-excesso de vitamina c
Deficiência de vitamina C
Alimentos
*Sulfato Ferroso
Definição
Principais fatores relacionados a deficiência do ferro
Causas da deficiência do ferro, segundo a faixa etária
Anemia ferropriva
Administração do ferro
Efeitos colaterais do sulfato ferroso
BibliografiaVitamina C
Definição
A vitamina C ou Ácido Ascórbico é essencial a uma boa saúde por ser uma vitamina protetora, por formar o tecido conjuntivo e que mantém unidas as estruturas do corpo. Os órgãos vitais e glândulas dependem dela para seu bom funcionamento. Também ajuda o organismo a resistir a infecções, atuando na: proteção das células e destruição detecidos danificados, fortalecendo os vasos sanguíneos, recupera-nos de doenças e atua na formação de dentes e gengivas fortes. Essas ações se devem à presença do colágeno, essencial para a cicatrização de feridas, uma proteína importante para a: pele, tendões, ossos e tecido conjuntivo. Ela vem sendo adicionada artificialmente a muitos alimentos e cremes para a pele e etc.
Ela é facilmente destruídapor calor e luz, portanto estes alimentos devem ser armazenados em local fresco e escuro e preparados ou cozidos da maneira mais rápida possível.
Da mesma forma que a vitamina E, é um poderoso antioxidante e pode ter efeitos significativos contra os processos de envelhecimento celular. Ela não é armazenada no corpo e por ser hidrossolúvel (solúvel em água) e se destrói com a fervura e aarmazenagem larga. Significa que o nosso corpo a elimina todos os dias, exigindo que doses diárias (60mg) desta vitamina sejam ingeridas diariamente, bem como, por ser destruída pelo calor e pela exposição ao ar. Deve-se voltar a atenção ao comportamento de grupos específicos, por necessitarem de maiores doses para o equilíbrio orgânico, como as pessoas: fumantes, sob estresse, consumidores de álcoole idosos.
O termo vitamina C é uma denominação genérica para todos os compostos que apresentam atividade biológica de ácido ascórbico. É um cofator para enzimas envolvidos na biossíntese do colágeno, hormônios adrenais, carnitina e de neurotransmissores, participa do processo da inativação de radicais livres e é capaz de regenerar a forma antioxidante da vitamina E . O metabolismo da tirosina éinterrompido na ausência dessa vitamina. E ainda, além de aumentar a absorção e utilização do ferro não-heme mesmo na presença de fatores inibidores (fitatos, polifenóis, fosfatos, carbonatos e taninos) nas refeições permite a transformação da forma férrica para forma ferrosa, porém elevada ingestão de vitamina C pode causar depleção de cobre.
Principais Funções
A função exata do ácido ascórbicoé quase totalmente desconhecida, embora muitos dos efeitos metabólicos na carência deste ácido tenham sido bem catalogados. Também, de maneira ainda não clara, potencializa os efeitos do ácido fólico (vitamina B9) em pelo menos alguns processos me­tabólicos. Embora os mecanismos também não sejam claros, aumenta a ab­sorção de ferro pelo intestino, a partir da ferritina celular, aumentando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • NUTRIÇÃO DIETÉTICA
  • Nutrição e dietética
  • nutrição e dietetica
  • Nutricao e dietetica
  • Nutricao e dietetica
  • nutrição e dietetica
  • Nutrição e dietética
  • Nutrição e dietetica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!