Nutrição Pre Escolar e Escolar

Páginas: 8 (1951 palavras) Publicado: 26 de fevereiro de 2015
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL LTDA – CEL
CURSO TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
TURMA N1/14M








NUTRIÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ESCOLAR











Manaus – Am
2014
Ana Cleame
Edrielly Sueizy
Karla Andrade
Kellen Oliveira
Rosecleide Diniz






NUTRIÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ESCOLAR


Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial na disciplina Nutrição MaternoInfantil, ministrada pela Professora Adriana Campos.











MANAUS - AM
2014
INTRODUÇÃO
O emprego da nutrição saudável para uma boa educação é de sua necessidade visando garantir a segurança alimentar e nutricional aos alunos.
A participação da comunidade é importante para o controle social e para o desenvolvimento sustentável e assim garantir a alimentação e nutriçãodos alunos.
Os princípios do PNAE têm como o controle social, continuidade, universalidade e descentralização, o objeto é para contribuir para o crescimento e desenvolvimento biopsicossocial com aprendizado e desenvolvimento escolar. É preciso ter a educação nutricional no currículo escolar para capacitar nutricionistas, conselheiros, cozinheiros, merendeiras, gestões públicas, agricultores efamiliares com o projeto de ensinamentos de hortas, pois precisamos do papel pedagógico para conscientizar e orientar a sociedade sobre as deficiências nutricionais, porque comer muito não é sinônimo de nutrição.
Entretanto, medidas devem ser adotadas para obter melhor qualidade de vida.











Nutrição Pré-Escolar
A alimentação nutricional de uma criança a partir do primeiroano de vida requer o conhecimento das características biopsicossociais que são comuns pré-escolar (1 a 6 anos) e ao escolar (7 anos até a puberdade). A formação dos hábitos alimentares inicia-se com a bagagem genética que interfere nas preferências alimentares e que vai sofrendo diversas influencias do meio ambiente como os tipos de aleitamento recebido nos primeiros seis meses de vida; amaneira como foram introduzidos os alimentares complementares no primeiro ano de vida; experiências positivas e negativas da alimentação ao longo da infância; hábitos familiares; condição socioeconômica. As recomendações nutricionais e os hábitos alimentares devem te uma direção para um único fim: o bem estar emocional, social e físico da criança.
As recomendações nutricionais funcionam comodiretrizes que mostra todos os nutrientes necessários ao crescimento e ao desenvolvimento das crianças de acordo com a idade e o que exige análise individualizada.

Características da fase da Vida
Esse período e na diminuição na velocidade de crescimento, e, portanto, diminuição do apetite. Associa a esses comportamentos a atenção desviada para outras atividades, como andar e mexer em objetospela casa e assim cabe os profissionais orientarem os pais de que a falta de interesse pela alimentação, nessa fase é natural e que se desse evitar as famosas chantagens e artifícios para obrigar a criança comer. As atitudes mais comuns, como disfarçar alimentos, distrair criança com brincadeiras ou televisão na hora das refeições, pode acontecer verdadeira desestruturação do comportamentoalimentar normal. A partir do primeiro ano de vida a criança, já estar apta a receber a alimentação normal da família. E muito comum observamos na prática assistencial crianças de 2,3 e até mesmo de 4 anos que fazem uso da mamadeira como rotina diária.


Informações Fisiológicas
Características fisiológicas e comportamentais são comuns e essa faixa etária e devem ser levadas em conta pelonutricionista na abordagem nutricional dessa criança. O sistema metabólico e digestivo apresenta funções iguais ao do indivíduo adulto, a criança apresenta apetite inconstante, como resultado de particularidades próprias da faixa etária. Vários estudos mostraram que as estratégias familiares para incentivar a crianças a comer determinados alimentos podem aumentar a rejeição pelos os mesmos. Normalmente os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • nutrição pré-escolar e infantil
  • Nutrição pré escolar
  • nutrição pre escolar
  • Pré-escolar
  • pre escolar
  • pre escolar
  • nutrição
  • Nutrição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!