Nutrição na gestação

Páginas: 27 (6545 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2012
1. INTRODUÇÃO

2.1. INFLUÊNCIA DA NUTRIÇÃO NA GESTAÇÃO
Os preceitos científicos para uma alimentação saudável são bastante difundidos e reconhecidos como essenciais às demandas nutricionais da gestação e dos eventos a ela relacionados, como o puerpério e a lactação, e visam principalmente, à saúde do binômio: mãe-filho (BAIÃO, 2006).
Segundo BAIÃO (2006) a gestação e os eventos a elarelacionados, como puerpério e lactação, são marcados por profundas mudanças que interferem na vida da mulher. As mais reconhecidas são as modificações relacionadas ao corpo, sua fisiologia e metabolismo. Sob o ponto de vista da biomedicina, é inegável que são fases de maior vulnerabilidade e de grandes demandas que requerem prioridade na assistência.
Há muitas evidências, atualmente, de quecarências nutricionais maternas podem provocar não só o crescimento intrauterino deficiente, como a diminuição da população celular nos diferentes setores da formação fetal, especialmente no que diz respeito ai sistema nervoso central (SIQUEIRA, 1975).
O papel do estado nutricional materno em relação ao crescimento e desenvolvimento do feto vem sendo muito discutido através do tempo e as opiniões arespeito sofreram uma grande mudança (SIQUEIRA, 1975).
Muitos estudos têm mostrado que grande parte da morbidade e mortalidade perinatais está associada ao baixo peso ao nascer. Vale dizer que os recém-nascidos de baixo peso representam um décimo dos nascimentos, mas dois terços dos óbitos neonatais (SIQUEIRA, 1975).
Em resumo, no que se refere à alimentação, é possível evidenciar a presença designificados a partir de dois tipos de lógica: a sociocultural e o conhecimento científico. Embora cercada por uma racionalidade técnico-científica, sobretudo por meio do contato com o discurso biomédico na assistência pré-natal, as crenças, os valores, os gostos, as prescrições e interdições alimentares têm grande importância para muitas mulheres grávidas e puérperas em várias culturas (BAIÃO, 2006).Entre os fatores que interferem na qualidade da gravidez e, conseqüentemente, no peso ao nascer, destacam-se as deficiências nutricionais (RODRIGUEZ, 1991).
Se a ingestão dietética for insuficiente e se os estoques de nutrientes da mãe estiverem baixos, o feto precisará recorrer às reservas pré-concepcionais para se suprir, ocasionando comprometimento do binômio materno-fetal. De forma geral, adiminuição na ingestão de nutrientes pode provocar alterações nos mecanismos maternos de adaptação à gravidez e desacelerar o transporte de nutrientes (RODRIGUEZ, 1991).
O uso de medidas antropométricas na avaliação do estado nutricional tem se tornado, embora com limitações, o modo mais prático e de menor custo para análise de indivíduos e populações, seja em ações clínicas, de triagem, oumesmo em monitoração de tendências (CONDE, 2006).

2. MUDANÇAS FISIOLÓGICAS

Diversas alterações ocorrem durante a gravidez, portanto um bom entendimento delas acaba favorecendo o profissional de educação física a orientar de forma eficiente e segura a mulher que se propõe a praticar exercício físico durante a gestação.

Alterações Hormonais

Mudanças significativas no perfil endócrinoocorrem durante a gestação, destacando-se quatro hormônios que desempenham um papel fundamental para a mãe e para o feto. Dois desses são os hormônios sexuais femininos estrogênio e progesterona, os quais são secretados pelo ovário durante o ciclo menstrual normal, passando a ser secretados em grandes quantidades pela placenta durante a gestação. Outros dois importantíssimos são: a gonodotrofinacoriônica e a somatomamotropina coriônica humana.

Estrogênio - As principal funções do estrogênio são promover: proliferação de determinadas células (por exemplo, células musculares lisas do útero), aumento da vagina, desenvolvimento dos grandes e pequenos lábios, crescimento de pelos pubianos, alargamento pélvico, crescimento das mamas e de seus elementos glandulares além de deposição de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • NUTRIÇÃO NA GESTAÇÃO
  • Nutrição na gestação
  • Nutrição na Gestação
  • Gestação na adolescência: a importância da nutrição
  • ASPECTOS FISIOLÓGICOS E NUTRIÇÃO NA GESTAÇÃO
  • Nutrição na gestação e na lactação
  • ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA GESTAÇÃO.
  • nutrição na terceira idade e na gestação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!