Nutrição de suinos

Páginas: 2 (488 palavras) Publicado: 26 de junho de 2012
A nutrição correta de suínos
Fonte: Sebrae
Dicas para os produtores de porcos

1. Como se deve utilizar o milho, mandioca e o arroz na alimentação dos porcos?

O milho é um energético comaproximadamente 8% de proteína, é mais fácil de produzir. Mas, sozinho não atende às exigênciasnutricionais do suíno.

A mandioca é boa fonte energética (carboidrato), porém precisa passar por umtratamento antes de ser consumida pelo animal. Basta quebrá-la e esperar ao ar livre, para inativar o cianeto (ácido cianídrico), que é letal se ingerido. Pode-se, também, fazer a raspa da mandioca e secar,pois esta operação também inativa o ácido.

O arroz oferece alguns de seus subprodutos, sendo o cuim o mais utilizado por seu preço e a facilidade de obtenção. Porém, este é fonte de carboidrato,atuando como alimento energético.

2. Deve-se plantar soja?
Quanto à soja, esta é uma cultura que, normalmente, só compensa produzir em grande escala devido à disponibilidade do maquinárionecessário ao seu cultivo ser caro para o pequeno produtor.

Além disso, a soja precisa passar por um tratamento térmico chamado torrefação e depois pela moagem, o que facilita a produção do farelo.

Adieta à base de milho e soja é uma ração balanceada, que vai resultar numa boa carcaça, com baixo teor de gordura e um bom crescimento do animal, tendo como resultado final uma carne que atende aospadrões do mercado.

3. Quais as quantidades para o pequeno produtor?
O ideal é fazer uma variação com todos os alimentos existentes na propriedade e completá-los com os alimentos nobres como milho esoja.

4. É recomendável criar porco acima de 25kg?
É recomendável para um mercado exigente, pois uma carcaça maior é bem aceita e se aproveita melhor o período de crescimento intenso do animal. Alémdisso, aumenta a lucratividade.

5. Qual a mistura recomendável de ingredientes para a ração?
A alimentação de suínos deve ter 30% de alimentos ricos em proteínas e 70% de fontes energéticas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aula de nutrição de reprodutores suínos
  • Manejo, Nutrição, Sanidade e Ambiencia de suínos
  • Suinos
  • Suínos
  • Suinos
  • Suinos
  • Suinos
  • suinos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!