nutrição de plantas

Páginas: 4 (971 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
1 INTRODUÇÃO

Atualmente, o milho é considerado um dos cereais mais explorados no mundo, e apesar do alto potencial produtivo, evidenciado por produtividades de 10 e de 70 t ha-1 de grãos eforragem respectivamente, alcançados no Brasil em condições experimentais e por agricultores que adotam tecnologias adequadas, o que se observa na prática é que sua produção é muito baixa e irregular: 2 a 3toneladas de grãos ha-1 e 10 a 45 toneladas de massa verde ha-1. Considera-se que a fertilidade do solo seja um dos principais fatores responsáveis por essa baixa produtividade das áreas destinadastanto para a produção de grãos como de forragem. Esse fato não se deve apenas aos baixos níveis de nutrientes presentes nos solos, mas também ao uso inadequado de calagem e adubações, principalmentecom nitrogênio e potássio, e também à alta capacidade extrativa do milho colhido para produção de forragem. O conhecimento do sintoma típico de deficiência nutricional e de sua função na vida vegetal éfundamental para a constante avaliação do manejo do sistema agrícola, para facilitar os ajustes necessários e reorientações das ações planejadas.

2 MATERIAL E MÉTODOS

O trabalho foi realizadono campus da ESAPP, em casa de vegetação. O delineamento experimental utilizado foi constituído de blocos inteiramente casualizados, com quatro tratamentos e cinco repetições, totalizando 20 parcelas,onde foi cultivado milho em vasos de 0,20 m de altura contendo 1,5 dm3 de solo. Foi adicionada uma dose de 50 g/vaso de adubo orgânico, onde, a mistura foi feita dentro de sacos plásticos de 10 L, eefetuando o molhamento com uma dose de 100 mL/dia de água durante 25 dias.
Após esse período foram incorporados aos vasos, no primeiro tratamento 50 mL de uma solução contendo NPK, no segundotratamento 50 mL da solução de PK, no terceiro tratamento 50 mL da solução de NP, e no quarto tratamento 50 mL da solução de NK. Efetuou-se o plantio de 8 sementes por vaso reduzindo a dose de água diária...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nutrição de plantas
  • Nutrição de Plantas
  • nutrição das plantas
  • nutrição das plantas
  • nutrição de plantas
  • Nutrição das plantas
  • Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas
  • nutrição mineral de plantas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!