numeros romanos

Páginas: 10 (2421 palavras) Publicado: 22 de março de 2014


1) Transporte passivo: é um transporte que ocorre a favor de um gradiente de concentração ou seja de meio mais concentrado por meio menos concentrado sem gastar energia.
*difusão simples
*difusão facilitada
Transporte ativo: ocorre com gasto de energa, passagem de íons ou pequenas moléculas contra gradiente de concentração.
Entenda como funciona a bomba sódio-potássio
É graças àpermeabilidade seletiva que a diferença de concentração iônica entre o meio externo e interno, da qual falávamos no início deste artigo, induz a ocorrência de difusão simples dos íons potássio (K+) e sódio (Na+).
Ou seja, enquanto os Na+ são transportados naturalmente para o interior da célula, os K+ são expulsos do interior celular para o meio externo.
A longo prazo, no entanto, a saída de íonspotássio é problemática para a célula, pois eles participam ativamente de processos importantes, tais como a respiração celular, a condução do impulso nervoso e a síntese protéica.
Para que os íons potássio sejam transportados novamente para o citoplasma celular - e os íons sódio sejam expulsos para o meio externo -, as células ativam proteínas constituintes da membrana citoplasmática, que funcionamcomo bombas de íons e, portanto, regulam a passagem desses elementos através da membrana citoplasmática.
Esse transporte é realizado ativamente, ou seja, há gasto de energia - e os íons são transportados de um meio onde se encontram em menor concentração (meio hipotônico) para outro, onde estão em maior concentração (meio hipertônico).
Portanto, a bomba de sódio-potássio é responsável pelotransporte ativo e incessante de íons sódio e potássio, realizado por um conjunto protéico presente na membrana citoplasmática de todas as células, na qual ocorre a transferência desses íons (de um meio hipotônico para um meio hipertônico).
Em termos de funções fisiológicas, a bomba de sódio-potássio está ligada diretamente a processos de contração muscular e condução dos impulsos nervosos. Além disso,através desse tipo de transporte, a célula controla a entrada e saída de íons sódio e potássio, provocando, assim, a estabilidade do volume celular e a concentração de água no interior da célula.

3) A endocitose mediada por receptores é o englobamento de patículas vivas que se ligam a receptores específicos na membrana da célula. As vesículas formadas por esse processo são revestidas pormoléculas proteicas
A endocitose mediada por receptor é semelhante à fagocitose mas, neste caso, a partícula a ser endocitada liga-se a proteínas receptoras específicas concentradas em determinados locais da membrana plasmática. Estes locais formam uma pequena depressão na membrana plasmática que está coberta por uma proteína fibrosa. a clatrina.
Quando uma das proteínas receptoras se liga a umadeterminada macromolécula para qual é específica, a depressão envagina e forma uma vesícula. A clatrina confere estabilidade à vesícula que é transportada para o interior da célula. Já no citoplasma a vesícula perde a sua cobertura de clatrina e pode fundir-se com lisossomas para se processar a digestão das partículas. Dada especificidade das proteínas receptoras para determinadas macromoléculas, estetipo de endocitose mediada tende a ser mais rápido e eficiente para o transporte de substâncias mais raras.
A endocitose de colesterol na maioria das células de mamíferos é um bom exemplo de endocitose mediada por receptor. O colesterol insolúvel em água é sintetizado no fígado e transportado na corrente sanguínea associado a uma proteínas, formando uma lipoproteína, a LDL. A LDL liga-se a umaproteína receptora específica, formando uma vesícula que se fundirá com um lisossoma já no interior da célula. A digestão da LDL permitirá a utilização do colesterol resultante pela célula.

Endocitose mediada
Se a invaginação da membrana for desencadeada pela ligação de uma determinada substância a um constituinte específico da membrana trata-se de um processo de endocitose mediada e chama-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Numeros romanos
  • numeros romanos
  • Numeros romanos
  • Números romanos
  • Números romanos
  • Números romanos
  • numeros romanos
  • Números romanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!