Numeros primos

Páginas: 4 (765 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
HISTÓRIA DOS NÚMEROS PRIMOS

Há evidências, em registros dos antigos egípcios, de que eles tenham algum conhecimento sobre número primos. O Papiro egípcio de Ahmes ou de Rhind, de cerca de 1650 A.C,era um papiro onde um escriba de nome Ahmes ensinava as soluções de 85 problemas de aritmética e geometria. Mais tarde, no século XIX, este papiro foi encontrado pelo egiptólogo inglês Rhind.Curiosamente, neste papiro, os números primos foram escritos de forma diferente dos números compostos. O escriba Ahmes é o mais antigo matemático registrado na História. Contudo, o mais antigo registro deestudo explícito dos números primos vem dos antigos gregos. Os Elementos de Euclides contém importantes teoremas sobre os números primos, incluindo a infinitude dos primos e o teorema fundamental daaritmética. Euclides também mostrou como criar um número perfeito a partir de um número primo de Mersenne.
A primeira forma de se computar números primos é conhecida como Crivo de Eratosthenes, embora,números primos maiores encontrados atualmente não sejam gerados desta maneira.
Em 1640, Pierre de Fermat declarou o Pequeno Teorema de Fermat, somente provado mais tarde por Leibnitz e Euler. Fermatconjecturou que todos os números da forma a são primos. No entanto, Euler descobriu alguns anos depois que o número 232 + 1 é composto. O francês Marin Mersenne percebeu que alguns primos são da forma 2p– 1, onde p é primo. Em sua homenagem, estes números são chamados de Primos de Mersenne.
No início do século XIX, Legendre e Gauss conjecturaram que quando x tende a infinito, o número de primos até xé, assintoticamente, x/ln(x).
Muitos matemáticos têm trabalhado sobre testes de primalidade para números longos, no entanto, com restrições quanto à forma específica do número. Os algoritmos maisrecentes como APRT-CL, ECPP E AKS funcionam com qualquer número, porém, permanecem muito lentos.
Por muito tempo, se pensou que os números primos não tivessem nenhuma possível aplicação fora da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Números Primos
  • Numeros primos
  • Numeros primos
  • Numeros primos
  • Números primos
  • Numeros Primos
  • Números Primos
  • numeros primos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!