Nuijdas

569 palavras 3 páginas
EXEMPLO PRÁTICO
(Formação de uma joint venture)
A Globalização da economia aumentou a complexidade dos mercados mundiais, exigindo mais parcerias e uma maior interação entre esses mercados, aumentando a importância da negociação.
Muitas empresas, nesse contexto, tiveram seus procedimentos diários alterados em razão do maior numero de negociações internacionais que surgiram.
A oportunidade, ou melhor, a necessidade de levar produtos e serviços para outros países, ampliou o seu escopo de atuação.
A quantidade de negócios internacionais realizados aumentou de maneira significativa, destacando-se as joint ventures, os acordos de licenciamento, os contratos de gestão, as subcontratações, os acordos financeiros, entre outros.
Com negociação mais frequentemente, as empresas tiveram de se adaptar para atuar no mercado globalizado, pois esse é um processo que envolve partes de países distintos e interesses de diversas nações, mais complexos, implicando um ambiente transcultural, com peculiaridades especificas, como cultura, idioma, valores, interesses políticos e econômicos arraigados, regras internacionais do comercio, organismos internacionais etc.
Nesse sentido, o exemplo escolhido para mostrar a aplicação dos conceitos desenvolvidos neste capitulo foi a formação de uma joint venture entre uma empresa brasileira e uma empresa norte-americana. Trata-se de um exemplo interessante, pois alem de adotar as definições explicadas, será usado em um ambiente complexo, como o contexto internacional, bem como utilizara negociadores de culturas distintas.
Os diretores da empresa brasileira, que será chamada no exemplo de "Brasil S.A", foram procurados pelos negociadores da empresa norte-americana, a "American Co", com sede em Nova York, com o propósito de formar uma joint venture no Rio de Janeiro, sede da empresa.
Para uma melhor compreensão, tem-se aqui a definição de joint venture: joint ventures (junção empresarial): Acordos de cooperação entre duas ou mais

Relacionados