nudular

4393 palavras 18 páginas
1

FACULDADE DE TECNOLOGIA
SENAI “NADIR DIAS DE FIGUEIREDO”

JOSE CARLOS MARCIANO
WILLIAM JOSÉ MORALEZ

DIRECIONAMENTO DA SOLIDIFICAÇÃO DO FERRO
FUNDIDO NODULAR

OSASCO
2011

2

JOSE CARLOS MARCIANO
WILLIAM JOSÉ MORALEZ

DIRECIONAMENTO DA SOLIDIFICAÇÃO DO FERRO
FUNDIDO NODULAR

Projeto apresentado à
Faculdade de Tecnologia
SENAI “Nadir Dias de
Figueiredo” em Processos
Metalúrgicos para inscrição do
Trabalho de Conclusão de
Curso sob a orientação técnica do(a) Prof. Jefferson Malavazi e

orientação metodológica do
Prof. Roberto Sanches Cazado

OSASCO
2011

3

RESUMO
Atualmente o processo de fundição do ferro fundido nodular é feito com base em experiências do dia a dia, desta forma não é possível a predição de defeitos, o impacto da morfologia, o comportamento da alimentação etc.
Segundo STURM E BUSH (2011), durante os últimos 20 anos a simulação do processo de fundição tem se desenvolvido da predição de pontos quentes e solidificação, fazendo com que as fundições façam da simulação parte do seu processo de desenvolvimento de fundidos.
Baseado em um tema apresentado no encontro internacional de usuários do simulador de fundição MAGMA5, pela fundição japonesa Kimura, a qual desenvolveu em suas dependências um experimento na qual fez uso de resfriadores em pontos estratégicos de peças fundidas em ferro nodular de grande porte, os resultados obtidos, foram a solidificação direcionada e conseqüentemente a redução de defeitos encontrados após a solidificação.
A metodologia empregada irá comparar os resultados obtidos na prática com as indicações fornecidas pelo software MAGMASOFT5 que irá simular os dois métodos para experimento, sendo um sem uso de resfriamento forçado, de modo que a solidificação proceda normalmente, o experimento usa o resfriamento forçado, com resfriadores em pontos estratégicos, de modo que a solidificação se processe de modo esférico.
Os resultados esperados serão dois diferentes métodos

Relacionados

  • Siderurgia
    866 palavras | 4 páginas
  • AN LISE DE ESTRUTURA E PROPRIEDADES MEC NICAS DE UM FERRO FUNDIDO NODULAR EM PROCESSO DE FUNDI O PRODUZIDO PELA T CNICA 1
    36525 palavras | 147 páginas