NTOP – NETWORK TOP

4490 palavras 18 páginas
1. INTRODUÇÃO

A tarefa de administração de rede está ficando bastante complexa, devido ao número crescente de computadores em rede, rodando diferentes sistemas operacionais e falando vários protocolos de comunicação.
A maioria das ferramentas de monitoramento e diagnóstico da rede, como ping e traceroute, é satisfatória para resolverem problemas simples de diagnóstico e monitoração. Os complexos problemas de rede precisam ser freqüentemente endereçados usando ferramentas de administração bastante caras ou detectores disponíveis em empresas de médio-porte.

2. NTOP – NETWORK TOP A ferramenta NTop é um programa de código-fonte aberto baseado no monitoramento da utilização da rede que permite aos usuários localizarem atividades pertinentes de rede, incluindo utilização da rede, estabelecimento de conexões, o uso de protocolos de rede e classificação do tráfego. Na era da Internet, os usuários de estações precisam ter acesso às poderosas ferramentas de monitoramento de rede capazes de dar informação sobre a rede, tais como:
- Desempenho da rede local. A estação que está utilizando a maioria da largura da banda da rede disponível.
- As estações que estão diminuindo atualmente o desempenho do servidor local de NFS.
- A porcentagem de largura da banda atualmente utilizada por uma estação.
- Os pares de comunicação e a quantidade de tráfego de rede produzido por cada um dos processos que estão rodando em uma estação.
- As estações que produzem tráfego Multicast.

2.1 CONHECENDO O NTOP

O NTop é um software de aplicação com o código-fonte aberto desenvolvido na linguagem C e disponível gratuitamente. As metas principais desenvolvidas para o NTop são:
- portabilidade para as plataformas Unix e não-Unix (por exemplo, versões do Windows de 32 bits.);
- simples e eficiente aplicação do kernel com baixo uso de recursos (memória e CPU);
- exigências mínimas (sistema operacional simples) mas capazes de explorar as características da

Relacionados