NTDG

3920 palavras 16 páginas
Introdução
Neste trabalho, abordaremos os temas:
- Efeito estufa;
-Buracos na camada de ozônio;
- Desmatamento;
- Poluição atmosférica;
- Poluição de rios, lagos e oceanos;
- Desertificação.
Iremos aprofundar cada um desses temas nas próximas páginas, com imagens ilustrativas.

Efeito estufa
Apesar de o efeito estufa ser figurado como algo ruim, é um evento natural que favorece a proliferação da vida no planeta Terra. O efeito estufa tem como finalidade impedir que a Terra esfrie demais, pois se a Terra tivesse a temperatura muito baixa, certamente não teríamos tantas variedades de vida.
Do total de raios solares que atingem o planeta, quase 50% ficam retidos na atmosfera; o restante, que alcança a superfície terrestre, aquece e irradia calor. Esse processo é chamado de efeito estufa, é um mecanismo natural do planeta Terra para possibilitar a manutenção da temperatura numa média de 15ºC, ideal para o equilíbrio de grande parte das formas de vida em nosso planeta. Sem o efeito estufa natural, o planeta Terra poderia ficar muito frio, inviabilizando o desenvolvimento de grande parte das espécies animais e vegetais. Isso ocorreria, pois a radiação solar refletida pela Terra se perderia totalmente. A ação do homem e o aumento do efeito estufa artificial

O efeito estufa potencializado pela queima de combustíveis fósseis tem colaborado com o aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas. Pesquisas recentes indicaram que o século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos. Pesquisadores do clima afirmam que, num futuro próximo, o aumento da temperatura provocado pelo efeito estufa poderá ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos mares. Como conseqüência, muitas cidades litorâneas poderão desaparecer do mapa.
O aumento do efeito estufa "artificial" é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois

Relacionados

  • Estudo da Viabilidade para abertura de loja de roupas femininas
    4461 palavras | 18 páginas
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
    115974 palavras | 464 páginas