ntd de biologia aula de campo castanh o

701 palavras 3 páginas
NTD
De
Biologia

Aula de campo: açude Castanhão
Equipe: Andressa Barros; Ana Caroline; Luana Braga; Safyra Fernanda e Vitória Leite.
Professor: Bruno Leite
1º01 – Manhã

Introdução

A seguir, mostraremos as características da caatinga e seus constituintes, como a fauna e a flora, demonstraremos a necessidade de preservar esta região e qual a interferência do homem no desequilíbrio ecológico, as principais doenças que podem ocorrer referente as condições do lugar e as relações, harmônicas ou desarmônicas, entre os seres vivos.

Caatinga: suas características e sua importância para o mundo atual.

A caatinga é uma formação vegetal que podemos encontrar na região do semi-árido nordestino. Está presente também nas regiões extremo norte de Minas Gerais e sul dos estados do Maranhão e Piauí.A caatinga é típica de regiões com baixo índice de chuvas (presença de solo seco).

FLORA:

- forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas;
- presença de cactos e bromélias;
- os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação);
- as folhas deste tipo de vegetação são de tamanho pequeno. FAUNA:
A Fauna da caatinga, ao contrário do que muitos pensam, é muito rica. Existem centenas de espécies vivendo neste bioma. Podemos citar entre as principais:

-Veado-catingueiro
-Preá
-Gambá
-Sapo-cururu
-Cutia
-Tatu-peba
-Ararinha-azul
-Asa-branca
- Sagui-de-tufos-brancos

Vive na Caatinga a ave com maior risco de extinção no Brasil, a ararinha-azul (Anodorhynchus spix), da qual só se encontrou um único macho na natureza. Também vive ali a segunda mais ameaçada do país, a arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari). Habitam os arredores de Canudos (BA), e há menos de 150 exemplares, um décimo da população ideal no caso de aves, que demoram a se reproduzir.
Exemplos de vegetação da caatinga:

-Arbustos:aroeira,angico e juazeiro
-Bromélias:caroá
- Cactos:

Relacionados