NsignificativoEQ

6743 palavras 27 páginas
Engenharia Quimica
Unianchieta

MEDIDAS FÍSICAS
Os químicos, engenheiros e tecnólogos caracterizam e identificam as substâncias pelas suas respectivas propriedades. A determinação de muitas dessas propriedades envolve medições de caráter físico. Várias experiências iniciam com medidas simples de massa, volume, tempo, etc. Veja a seguir, o processo de medida de algumas analises.

Medidas e Algarismos significativos
Uma medida é a comparação entre certa grandeza física que se quer medir e a unidade de medida, ou seja, padrão fixo de medida. Numa escala dividida em centímetros, o centímetro é o padrão de comparação. Um objeto que meça 6,13 vezes a unidade centímetro tem o comprimento de 6,13 cm. Para registrar a medida é preciso enunciar cuidadosamente o resultado da medida (6,13) e a unidade (centímetros).
Quando uma medida é repetida diversas vezes, não se obtém, em geral, o mesmo resultado, pois cada ato de medida está sujeito a erros experimentais. Os valores obtidos diferem ligeiramente uns dos outros.
A precisão da medida refere-se ao agrupamento do conjunto de valores obtidos em torno de valores idênticos da grandeza, ou seja, com a concordância das medidas entre si, quanto maior a dispersão dos valores, menor a precisão. Esta variável pode ser expressa de várias maneiras, mas diz-se que quanto maior a grandeza dos desvios, menor a sua precisão.
Isso é ilustrado pelo lançamento de dardos contra um alvo. Na figura 1a, o atirador de dardos aparentemente não foi habilidoso e a precisão de seu acerto no alvo foi baixa. Já na figura 1b, o atirador de dardos fez com que os dardos ficassem todos juntos, indicando uma consistência muito maior do atirador, ou seja, uma maior precisão.
A exatidão refere-se à aproximação entre uma única medição e o verdadeiro valor; está relacionada com o seu erro absoluto, isto é, com a proximidade do valor medido em relação ao verdadeiro valor da grandeza. No exemplo dos dardos pode se comparar a exatidão ao caso da figura 1c, mostra

Relacionados